Vacinação no Reino Unido já começa na próxima semana

0
1231
Vacinação contra Covid nos países do Reino Unido começa na próxima semana
Vacinação contra Covid nos países do Reino Unido começa na próxima semana. Pixabay

Agora é oficial. O Reino Unido aprovou a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 e a vacinação em massa começa na próxima semana, conforme informou o ministro da saúde britânico Matt Hancock.

“No início da próxima semana, começaremos um programa de vacinação de pessoas contra a covid-19″, infirmou o ministro a uma TV britânica. “Essa é uma notícia fantástica”, comemorou o ministro.

Quem também celebrou a notícia de forma eufórica foi o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. “É a proteção das vacinas que vai finalmente nos trazer de volta às nossas vidas e fazer a economia andar novamente”, escreveu o premiê britânico na sua conta no Twitter.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanon, também comemorou a notícia do início da vacinação no Reino Unido, que ele fez questão de publicar nas suas redes sociais. Para a OMS, a vacina é hoje a única forma de controlar o coronavírus, que já matou quase 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo.

Prioridades

Pfizer e BioNTech anunciam conclusão de testes de sua vacina contra covid: imunizante tem eficácia de 95%. Foto - Pfizer - divulgação
Vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech tem eficácia de 95%. Foto – Pfizer – divulgação

A vacina desenvolvida pela Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech tem eficácia de 95%, conforme resultado dos testes finais divulgados pela empresa. Apesar de muito eficiente, o processo de armazenamento do imunizante é complexo, uma vez que ele precisa ficar em temperaturas baixíssimas (-70 graus).

Por essa razão, a vacinação no Reino Unido será feita em unidades do NHS, o serviço público de saúde britânico. Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde, idosos que vivem em casas de repouso, bem como os seus funcionários, e pessoas clinicamente vulneráveis.

O Reino Unido comprou 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, e 10 milhões serão entregues ainda neste ano. Essas doses serão suficientes para vacinar 5 milhões de pessoas, já que a vacina exige a aplicação de duas doses.

Momento histórico

Presidente da Pfizer, Albert Bourla
Presidente da Pfizer, Albert Bourla

O CEO da Pfizer, Albert Boyrla, classificou a aprovação pelo Reino Unido da vacina desenvolvida pela empresa como um “momento histórico”.

“Esta autorização é um objetivo pelo qual temos trabalhado desde que declaramos pela primeira vez que a ciência vencerá; e aplaudimos as autoridades por sua capacidade de conduzir uma avaliação cuidadosa e tomar medidas oportunas para ajudar a proteger o povo do Reino Unido”, disse Bourla.

A Pfizer/BioNTech informa que produzirá ainda este ano 50 milhões de doses de vacina e mais 1,3 bilhão de doses no próximo ano. A União Europeia já comprou 200 milhões de doses da vacina e os Estados Unidos compraram 100 milhões.

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here