Rússia é segundo país a iniciar vacinação em massa

0
2179
Rússia vai iniciar na próxima semana vacinação em massa contra Covid
Rússia vai iniciar na próxima semana vacinação em massa contra Covid

A exemplo do Reino Unido, a Rússia também anunciou que vai iniciar na próxima semana a vacinação da população do país contra a Covid-19 com a vacina Sputinik V, desenvolvida pelo instituto Gamaleya. Os primeiros a serem vacinados serão profissionais de saúde e professores.

A determinação para que a vacinação comece logo veio do presidente russo Vladimir Putin. “Gostaria de pedir para que organizem o trabalho de tal forma que até o final da próxima semana prossigamos com a vacinação em larga escala”, disse Putin ao participar, por videoconferência, da abertura dos centros médicos multifuncionais do Ministério da Defesa.

Para dar início ao processo de vacinação, o governo russo vai disponibilizar 2 milhões de doses da vacina, que serão suficientes para vacinar 1 milhão de pessoas, uma vez que há necessidade de duas dosdes. A vacinação será voluntária e de graça para os cidadãos russos.

O Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo para Investimentos Diretos da Rússia (RDIF, na sigla em inglês), que financiou as pesquisas, divulgaram que a Sputnik V tem eficácia de 95%.

Mas os resultados da fase 3 de testes, que comprovam a eficácia e a segurança do imunizante, não foram publicados em nenhum periódico científico – o que abre oportunidade para que os processos sejam checados por cientistas de outros países.

Além de anunciar o início da vacinação em massa, o governo russo negocia a venda do imunizante para outros países, inclusive o Brasil. O governo da Bahia anunciou que comprou 50 milhões de doses da Sputnik V e o governo do Paraná pretende produzir a vacina no Brasil, por meio de seu instituto de tecnologia.

Primeira registrada

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez anúncio do registro da vacina contra Covid
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou início da vacinação em massa

De acordo com o Fundo Russo de Investimentos, que financiou as pesquisas da vacina, a intenção é produzir, no próximo ano, 1,2 bilhão de doses, sendo que 230 milhões estariam destinados para países da América Latina.

A Sputinik V foi a primeira vacina contra a covid-19 a ser registrada, embora tenha sido recebida com certa desconfiança pela comunidade científica exatamente porque não havia passado pela última fase de testes.

Quando anunciou, em agosto, que a vacina havia sido registrada, ele informou que uma de suas filhas havia recebido a vacina e que apresentou apenas sintomas leves após a medicação.

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here