Camiseta de leite estragado? Existe e está fazendo sucesso

0
2992
Leite estragado é transformado numa fibra (esq.), que depois se transforma em roupas. Fotos - Mi Terro - Divulgação
Leite estragado é transformado numa fibra (esq.), que depois se transforma em roupas. Fotos - Mi Terro - Divulgação

O que fazer com milhões de litros de leite que são desperdiçados ou se estragam todos os dias pelo mundo, como é o caso do Brasil, que é um grande produtor? Uma startup de Los Angeles encontrou a resposta. A Mi Terro conseguiu desenvolver uma tecnologia que transforma uma proteína do leite impróprio para consumo humano em fibra que, por sua vez, é transformada em roupa.

Com a nova tecnologia, a empresa criou uma linha de camisetas, bolsas e cuecas que estão à venda no seu site oficial desde junho do ano passado e já conseguiu faturar, somente com o comércio online, US$ 100 mil (o equivalente a R$ 550 mil). A Mi Terro agora trabalha num projeto para transformar resíduo de soro de leite em filme biodegradável para embalagens de alimentos.

A decisão de tentar reaproveitar leite estragado nasceu quase que por acaso. Robert Luo, hoje CEO da startup Mi Terro, decidiu visitar um tio que mora na China, cujo negócio é gado leiteiro. Na fazenda do parente, ficou chocado ao ver baldes e baldes de leite desperdiçados todos os dias. “Percebi um problema enorme”, contou Robert à agência de notícias Bloomberg.

Uma das camisetas feita de leite
Uma das camisetas feita de leite

Ao retornar aos Estados Unidos, decidiu se debruçar sobre o problema para encontrar uma solução. Para participar da empreitada, convidou um amigo de infância com formação em química e engenharia de materiais. O desafio: o que fazer para reaproveitar as toneladas de leite que são descartadas todos os dias?

Após três meses de trabalho, encontraram a solução. Conseguiram elaborar uma solução para extrair a caseína (um tipo de proteína) do leite e transformá-la em fibra. As gorduras são removidas antes da desidratação para obter leite em pó. As proteínas são então isoladas e solidificadas na forma de fibras, que são esticadas e transformadas em fios prontos para uso na confecção de roupas.

Desperdício no Brasil

No Brasil, que é um grande produtor de leite (Minas é o principal produtor do país), um estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o brasileiro desperdiça, em média, 5,15 litros de leite por ano.

Se consideramos que apenas metade da população do país, de aproximadamente 210 milhões de habitantes, bebe leite, são mais de 520 milhões de litros jogados fora anualmente. E o que agrava ainda mais o problema: boa parte desse volume é descartado na natureza, com graves prejuízos ao meio ambiente.

No caso do soro do leite, que a Mi Terro quer aproveitar para desenvolver um plástico biodegradável, o quadro é ainda mais dramático no Brasil. O país produz cerca de 4 bilhões de litros desse produto todos os anos. Metade disso, ou seja, 2 bilhões, são literalmente jogados ao ar livre ou em cursos d´água.

Certamente que o leite, que é considerado um alimento riquíssimo, merece destinação mais nobre. Que tal se esse grande volume desperdiçado fosse transformado em roupas?

Com Bloomberg e Euronews

Relacionada

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here