Apesar da pandemia, é fundamental continuar a sorrir

0
2800
Sorrir traz uma série de benefícios para a saúde física e mental das pessoas. Foto - Pixabay
Sorrir traz uma série de benefícios para a saúde física e mental das pessoas. Foto - Pixabay

Uma parcela da população de Londres se surpreendeu na noite da última sexta-feira. Uma imagem gigante de um sorriso, com 27 metros de largura, foi projetada numa das casas do Parlamento inglês, com a intenção de levar um pouco de positividade e alegria para a cidade, que ainda vive assombrada pela pandemia do coronavírus. Detalhe: a imagem estava, propositalmente, em frente ao Hospital St. Thomas.

Foi neste hospital que o primeiro-ministro inglês Boris Johnson foi internado para tratar da Covid-19. A iniciativa foi de uma empresa de cosméticos de Londres que, claro, esperava um retorno para a sua imagem. Com a ideia simples e criativa, conseguiu.

“Particularmente em momentos como esse, é importante ver os pontos positivos nos momentos cotidianos compartilhando sorrisos“, explicou a CEO da empresa, Charlotte Knight, que projetou os sorrisos com batom, cílios e outros apetrechos do mundo da beleza.

SWNS

O sorriso, já faz bastante tempo, é objeto de estudos científicos de respeitadas universidades mundo afora e seus efeitos positivos sobre as pessoas estão comprovados. O que explica, em boa medida, o sucesso da iniciativa da empresa londrina.

Conforme o neurologista francês Guillaume Benjamin Amand Duchenne, precursor no estudo sobre sorrisos, ao sorrir a pessoa envia as seguintes mensagens inconscientes a quem a percebe: “estamos em sintonia”, “gostei de você” e “não sou uma ameaça” .

“Esses sentimentos favorecem as pessoas em suas interações pessoais e sociais. E quem entende esses benefícios, consegue ter uma vida mais positiva e produtiva em comunidade”, afirma o neurologista.

Portanto, apesar da pandemia, do isolamento social, da distância física das pessoas que mais amamos, da crise econômica, faça um esforço para sorrir. Quer ver alguns dos benefícios que, comprovadamente, o sorriso faz para o ser humano?

Alivia o estresse

O sorriso desencadeia uma série de reações positivas no nosso organismo, causadas principalmente pela produção de endorfina, neurotransmissor que atua nos estados de humor. A liberação de endorfina na corrente sanguínea ajuda a relaxar e a liberar tensões, dizem especialistas.

Reduz pressão arterial

Um estudo feito pela escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, comprovou que as risadas faziam com que o fluxo de sangue aumentasse 22%, reduzindo a pressão arterial.

Aumenta o colesterol bom

Pixabay
Pixabay

Sorrir ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, o chamado HDL, no sangue. É o que prova um trabalho da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos. Durante um ano, os pesquisadores estimularam um grupo a dar gargalhadas. ssas pessoas elevaram em até 26% seus níveis de HDL.

Exercita o cérebro

O sorriso é um excelente exercício para o cérebro, dizem estudos científicos, ajudando nosso organismo a desempenhar bem suas funções vitais. Ao sorrir, estimulamos o cérebro a liberar serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Rejuvenesce

sorrir rejuvenesce, afirmam cientistas. Isso porque o sorriso movimenta boa parte da musculatura do rosto, melhora a elasticidade da pele e ajuda a combater as rugas e a flacidez.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here