Mais que exibir propaganda, outdoor purifica o ar

0
4551
O outdoor que purifica o ar está instalado por avenidas da cidade mexicana de Monterray. Foto - Studio Roosegaarde
O outdoor que purifica o ar está instalado por avenidas da cidade mexicana de Monterray. Foto - Studio Roosegaarde

O holandês Daan Roosegaarde desenvolveu um outdoor que tem uma função bem mais nobre do que simplesmente exibir propaganda: uma estrutura metálica de quase 8 metros, que foi espalhada pelas principais avenidas da cidade mexicana de Monterray, tem como principal missão purificar o ar da cidade, que é uma das mais poluídas do México.

Projetado por Daan em parceria com a Universidade de Monterray, o outdoor é capaz de gerar a mesma quantidade de ar limpo que 30 árvores a cada 6 horas e pode funcionar por até cinco anos.

Cada espaço publicitário foi revestido com uma resina especializada que atrai poluentes do ar próximos e os converte em oxigênio quando expostos à luz solar direta.

A nanotecnologia fotocatalítica funciona de maneira semelhante ao tratamento de superfície com base em minerais que permite que as chamadas cortinas GUNRID da IKEA limpem poluentes transportados pelo ar em espaços internos.

Como a cidade de Monterray, altamente poluída, está situada em um vale onde há muito pouco espaço para árvores ou vegetação, os outdoors são considerados uma nova ferramenta revolucionária para a saúde urbana.

Protopia

“Foi ótimo trabalhar com os alunos da Universidade de Monterray, resolver um problema e transformá-lo em potencial”, diz Roosegaarde. “Estou realmente orgulhoso de vê-los passar da pesquisa acadêmica para um projeto real. Não acredito na utopia – uma solução perfeita – mas na protopia: passo a passo para melhorar a realidade”, assinalou o professor.

Este não é o primeiro projeto de purificação do ar que a a empresa do  professor Roosegaarde lançou ao longo dos últimos anos. Ele também é responsável pela Smog Free-Tower : o “maior purificador de ar” do mundo, instalado em vários locais internacionais para transformar a poluição urbana em diamantes.

O outdoor que purifica o ar, ao usar a tecnologia de íons, consome pouca eletricidade – quase o mesmo que uma chaleira elétrica. A eletricidade que ele usa, no entanto, vem da energia eólica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here