Shopping abre mais cedo para Papai Noel atender autistas

0
1563
Shopping de Campo Grande (MS) abre mais cedo para que Papai Noel recebesse crianças autistas. Fotos- Alana Portela/Campo Grande News
Shopping de Campo Grande (MS) abre mais cedo para que Papai Noel recebesse crianças autistas. Fotos- Alana Portela/Campo Grande News

Um Shopping de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, decidiu abrir suas portas mais cedo para que um público muito especial pudesse ter contato com Papel Noel: crianças autistas. Durante 1h30, as crianças e seus pais puderam se divertir com o “bom velhinho” e com os brinquedos, sem o tradicional barulho dos shopping em épocas de festas, que irritam e incomodam os autistas.

As 40 famílias que toparam levar os filhos ao shopping no último domingo (22) integram o Amar, um grupo de WhatsAapp criado em 2015, em Campo Grande, para que os pais pudessem trocar experiências e organizar atividades para ajudar no desenvolvimento dos portadores do transtorno do espectro autista.

Sem muita confusão, crianças autistas curtiram o Papai Noel
Sem muita confusão, crianças autistas curtiram o Papai Noel

Ana Sauter, administradora de empresas e mãe de um garoto de 11 anos com austismo, falou ao site Campo Grande News sobre a importância da iniciativa. “A inclusão de ambientes públicos na vida das crianças é algo no qual encontramos dificuldades. Existe muito preconceito e podemos observar que hoje a maioria deles não têm uma característica física que define a deficiência; então falamos que o autismo não tem cara”, diz Sauter.

A professora Ana Paula Oliveira também levou os filhos ao shopping. Ela é mãe do João, de 9 anos, e dos gêmeos Ana e Pedro, de 3 anos, que são portadores de autismo. “Descobri no começo do ano e foi um choque, mas depois fomos nos adaptando. Eles sentem medo de ficar em locais movimentados por conta do problema sensorial. Ter um espaço para levá-los é importante porque queremos que eles vivam normalmente”, comentou a professora.

Mãe tira foto com filho autista em shopping de Campo Grande
Mãe tira foto com filho autista em shopping de Campo Grande

O policial Paulo dos Santos levou o filho Samuel, de dois anos. “É muita informação, então sobrecarrega. Desta vez podemos ficar mais tempo, pois ele ficou brincando e passando a mão na barba do Papai Noel”, conta.

O Boas Novas bate palmas pelo iniciativa do shopping Campo Grande.

Com site Campo Grande News

Relacionada

Cidade adapta comércio e se torna amigável ao autismo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here