No calendário da saúde, dezembro é laranja/vermelho

0
1264

Outubro Rosa e Novembro Azul são expressões incorporadas ao imaginário popular. Ao ouvirem tais expressões, grande parte das pessoas logo as identificam como os meses de combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente.

Não se trata de um calendário oficial, que não existe, mas de uma estratégia de comunicação e mobilização, muito bem engendrada por organizações médicas, ongs e grupos da sociedade civil.

Campanhas de prevenção e tratamento desse tipo começaram no Brasil, em 2002, com a adoção do Outubro Rosa. A ideia foi importada dos Estados Unidos, onde se iniciou, em 1998. Seu sucesso foi tão grande, que passou a inspirar a criação de um verdadeiro calendário das cores. A propagação das campanhas se dá através da mídia, de clínicas, hospitais, indústria farmacêutica, organizações da sociedade civil, instituições públicas etc.

Desde 1998, 1º de Dezembro foi instituído pela ONU e pela OMS como Dia Mundial de Luta contra a AIDS, visando, sobretudo, a combater o preconceito e o estigma sobre a doença, e orientando práticas seguras, na esfera sexual e na da ingestão de drogas, no caso dos dependentes químicos.

A partir de 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) passou a promover o Dezembro Laranja, para chamar a atenção da população sobre o grave problema do câncer de pele, o mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano, mas que tem mais de 90% de chance de cura, se descoberto no início.

Mutirão de consultas e exames gratuitos serão realizados no próximo sábado, em Belo Horizonte, iniciativa da SBD, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital das Clínicas da UFMG e da Santa Casa. Além da busca de sinais de câncer de pele, estão previstas palestras sobre proteção ao sol e sobre como suspeitar do câncer de pele. Interessados podem se informar pelos telefones 3409-9560 e 3238-8079.

Quanto ao calendário das cores, aqui vão iniciativas que ocorrem ao longo do ano:

Janeiro Branco – Ações de conscientização sobre saúde mental

Fevereiro Roxo/Laranja. Roxo – conscientização sobre lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer – Laranja. Ações de combate à leucemia.

Março Azul. Prevenção de câncer colorretal.

Abril Verde/Azul. Verde – segurança do trabalho. Azul – autismo (02 de abril é Dia Mundial de Conscientização do Autismo).

Maio Amarelo/Vermelho. Amarelo – acidentes de trânsito. Vermelho – hepatite.

Junho Vermelho/Laranja. Vermelho – doação de sangue. Laranja – anemia e leucemia.

Julho Amarelo – hepatites virais e câncer ósseo.

Agosto Dourado – aleitamento materno.

Setembro Verde/Amarelo/Vermelho. Verde – doação de órgãos e câncer de intestino. Amarelo – prevenção ao suicídio. Vermelho – doenças cardiovasculares.

Novembro, além de Azul, tem também a cor Dourada, em referência ao câncer infanto-juvenil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome