TV cultura lança Crisálida, série para deficientes auditivos

0
798
Crisálida, primeira série brasileira feita em libras e português, estreia amanhã, Dia Nacional do Surdo, na TV Cultura. Foto - TV Cultura-Divulgação
Crisálida, primeira série brasileira feita em libras e português, estreia amanhã, Dia Nacional do Surdo, na TV Cultura. Foto - TV Cultura-Divulgação

A TV Cultura lança amanhã (26/09), o Dia Nacional do Surdo, a ficção Crisálida, série em quatro capítulos protagonizada por jovens surdos. Trata-se da primeira produção brasileira bilíngue, em libras, a língua brasileira de sinais, e português. O objetivo do trabalho é mostrar o quão dura é a realidade de um universo de quase dez milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE, que vivem em uma sociedade que foi pensada apenas para quem ouve.

De acordo com Enéas Carlos Pereira, gerente de conteúdo da TV Cultura, a exibição de Crisálida vem ao encontro dos propósitos de uma emissora pública. “Privilegiamos a questão da acessibilidade e democratização do acesso de todos os públicos ao nosso conteúdo, além de incentivarmos a produção independente no Brasil”, assinala.

A série foi criada por Alexandra da Rosa Pinho e tem direção de Serginho Melo. A produção é da Arapy Produções, Raça Livre e TVi Televisão e Cinema, de Florianópolis (SC). De acordo com Alessandra, que além de autora é também produtora de Crisálida, o objetivo principal é divulgar a língua de sinais.

“Mas, ao mesmo tempo, é uma série de entretenimento. Para que as pessoas também se divirtam assistindo. Para que elas possam assistir sem pensar: ‘Ah, o surdo é coitadinho!’. O surdo é capaz”, assinala Alexandra.

Em cada um dos capítulos são retratadas situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos, cruzando narrativas e personagens e deixando claro como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual.

O primeiro capítulo será exibido amanhã, dia 26, às 19h15, e os próximos episódios serão mostrados toda quinta-feira, no mesmo horário. Veja trailer abaixo:

Série Crisálida – Trailer from Raça Livre Produções on Vimeo.

Sinopses dos episódios:

Episódio 1 – Os Surdos Também Amam

Jaks e Morgana desafiam muitos padrões: ele é negro e ouvinte. Ela é branca e surda. O relacionamento entre os dois está em risco permanente.
Exibição: 26/9


Episódio 2 – Boneca que Fala

Valentina e Alan são um casal surdo que enfrenta um enorme conflito: criar a filha ouvinte de quatro anos.
Exibição: 3/10


Episódio 3 – O Direito de Ser Surdo
Rubens é um jovem surdo que aprende Libras à revelia do pai, que o vê como doente. Ele tem que lutar dentro de casa pelo direito de ser surdo.
Exibição: 10/10

Episódio 4 – Lado B 

Gustavo criou um projeto incrível, mas como é surdo, ele precisa convencer uma renomada empresa a investir na sua ideia.

Exibição: 17/10

Classificação indicativa: 12 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome