Pesquisadora Lais Moro, do Centro de Pesquisa em Alimentos, que reúne pesquisadores de várias universidades de São Paulo, desenvolveu uma técnica que aumenta em 70% o teor de resveratrol no suco de uva, substância que previne vários tipos de doença.
A ciência já descobriu que o resveratrol, um fitonutriente presente no vinho, previne doenças do coração, reduz o colesterol rum (LDL), tem ação anti-inflamatória, anticancerígena, antiviral, antienvelhecimento e ainda fortalece o sistema muscular. Mas um grande número de pessoas não pode tomar vinho, como crianças, ou não gosta da bebida, por conta do álcool. A solução para o problema foi encontrada pela pesquisadora Lais Moro.
Em lugar de um processamento industrial, a pesquisadora Laís desenvolveu uma técnica para estimular a produção do resveratrol naturalmente nas plantas. “Os resultados preliminares indicam que, com o tratamento, houve um aumento de 70% desse composto no suco, que se manteve mesmo após armazenamento de seis meses”, explicou Lais em entrevista para a agência Fapesp.
Os testes, conforme a pesquisadora, foram realizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, com duas variedades de uva, totalizando 240 litros por região, sendo que parte das videiras era tratada e a outra não.
“O novo suco é direcionado a crianças, idosos e pessoas que não podem ou não gostam de consumir vinho. Seria uma alternativa que une o prazer do sabor aos componentes terapêuticos”, explica a pesquisadora.
Além do resveratrol, os pesquisadores observaram, com a nova técnica, um aumento significativo de outras substâncias, como antocianinas (pigmentos que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas e flores) e flavonoides, que também têm, comprovadamente, benefícios para a saúde. .
Segundo Laís Moro, o próximo passo será avaliar se os resultados se reproduzem em um segundo ano de estudo, para comprovar o potencial do tratamento.
Benefícios do Resveratrol
O Resveratrol apresenta, comprovadamente, vários benefícios para a saúde, como:
- Melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce;
- Ajuda a purificar e desintoxicar o organismo, facilitando a perda de peso;
- Protege o organismo contra doenças cardiovasculares;
- Ajuda a reduzir o colesterol ruim (colesterol LDL);
- Melhora a cicatrização de ferimentos;
- Ajuda a combater inflamações;
- Protege contra diversos tipos de câncer, como do cólon e próstata
Com informações da Agência Fapesp e Diário da Saúde
Relacionada