Não existe unanimidade sobre o pudim

1
5637
Receita de pudim de leite condensado

Em um recente fim de semana, o debate sobre o pudim de leite condensado ocupou algumas horas de conversa numa roda de amigos. Há quem adore os furinhos alcançados quando o pudim cozinha rápido. Nunca entendi como alguém pode querer destruir aquela consistência cremosa, sublime, que acaricia como um veludo o céu da boca, mas um relato quase me fez compreender.

Quando o pudim fica cheio de furinhos ele também fica cheio de calda caramelada. Confesso que a imagem da cena me apetece mais que sentir a textura, mas deixemos de preciosismos. Pudim é sempre pudim.

Os vários pudins

É! Eu também pensava assim até pesquisar quantos pudins diferentes são possíveis. Vez ou outra minha vó dava uma bola fora e me ligava para dizer que havia feito o doce para mim. Chegava na casa dela esbaforida… salivando igual o lobo mau em cima da Chapéuzinho. Dava até pena da carinha dela quando via minha felicidade desmontar diante de um pudim de pão. NÃAAAAAO!!! Pudim de pão, não! Eram muitos netos, ela se confundia sobre a preferência de cada um, compreensível.

A Vanessa Herrmann, da Receitaria, prestou um serviço à humanidade e listou 40 receitas diferentes de pudins. Dentre elas, achei uma vegana bem exótica, outra light (apenas 150 kcal por fatia) e uma que me deixou curiosa: pudim de pão de mel.

Nesta semana, a gente fez a tradicional de leite condensado mesmo. É a minha predileta e o segredo é assar em banho maria bem devagar. Só não esqueça de usar água fervente no banho maria, do contrário, vai demorar umas duas horas para finalizar o cozimento.

Pudim de leite condensado (receita do Helil)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (respeita o doce, não use marcas muito genéricas… economia que não compensa)
  • 2 latas de leite
  • 3 ovos
  • 1 baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C (ele não deve passar de 210°C).

Faça a calda de açúcar com um pouco de água na forma com furo no meio. Cuidado para não queimar. Quando ela começar a assumir uma cor âmbar, já estará no ponto.

Abra, longitudinalmente, a fava de baunilha e raspe as sementes (caso tenha um bom extrato, use uma colher de café) e junte-as aos outros ingredientes do pudim. Bata tudo no liquidificador.

Use uma forma retangular para fazer o banho maria com água (quente, hein!). Asse por 50 minutos. Espere esfriar para ajustar a consistência e ser possível desinformar!

Dica de personalização: Quando quero aumentar a complexidade, adiciono um cálice de Amaretto.

*****

E você? Como prefere seu pudim? Conta pra gente!

Quer ler as outras receitas e crônicas da Marina? Então visite a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here