5 dicas para você economizar energia nas férias escolares

0
915
Economize energia nas férias escolares

O período de férias escolares pode elevar a conta de energia, pois a tendência é que as pessoas fiquem mais tempo em casa. Por isso,o Boas Novas preparou uma série de dicas para você não ter surpresa quando sua conta chegar.

A casa fica mais movimentada nessa época, com mais gente utilizando equipamentos eletrônicos. Sem falar do abre e fecha da geladeira e do uso constante do chuveiro, provocado também pelo calor.

E se a família for viajar, também é importante economizar com a energia, ainda mais que a casa vai ficar vazia e sem uso.

Dessa forma, algumas medidas simples de serem adotadas fazem com que as férias escolares não sejam um período de preocupação na hora de acertar as contas mensais. Prepare-se, planeje e aplique essas dicas!

Retire os aparelhos das tomadas

Na hora de viajar, nos preocupamos com as malas e itinerários. Mas nem sempre nos lembramos dos cuidados que devemos ter em casa. No caso dos aparelhos, é preciso ter uma atenção especial.

Por exemplo, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e mantenha apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsável por cerca de 15% da conta de energia.

Caso as férias sejam curtidas em casa, vale prestar atenção no uso dos equipamentos. É comum aumentarmos o uso de aparelhos eletrônicos como videogames, TVs, computadores, tablets, celulares e brinquedos eletrônicos. Por isso, é sempre muito importante só deixar o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando.

Desligue o computador

O computador também deve receber atenção. Normalmente, deixamos o equipamento ligado o tempo inteiro. Mas, apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem.

Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

Programe sua TV

Sem preocupação com horários e lição de casa, crianças adoram aproveitar esse período para assistir a seus programas favoritos.

Seja na Netflix ou no YouTube, são capazes de passar horas seguidas em frente à tela. Até o momento em que desabam no sono, sem mexer no controle remoto.

Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível na grande maioria dos televisores.

Controle o tempo de banho

É importante estar atento, ainda, ao aumento do número de pessoas em casa, que é característico do período de férias, já que é comum receber visitas. Com mais pessoas em casa, também sobe a quantidade de banhos e de uso do chuveiro, que é o equipamento que mais consome energia, por sua alta potência.

Além disso, o calor geralmente faz com as gente tome mais banho, na tentativa de refrescar. Para a criançada, que vive brincando, a água fresca é essencial.

A dica é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%, segundo dados da Cemig.

Preste atenção na geladeira

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do abre e fecha ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.

Por isso, evite colocar alimentos ainda quentes no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e, consequentemente, aumenta o consumo. E converse com seus pequenos para que eles peguem tudo o que querem de uma vez só na hora de abrir a geladeira.

Com informações da Agência Minas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here