3 livros que mostram outros lados de Vinicius de Moraes

0
1624
Conheça livros de Vinicius de Moraes que vão além da poesia

Todo mundo conhece Vinicius de Moraes por sua poesia e suas parcerias musicais. Mas ele tem outras facetas, reveladas em livros que mostram um poeta interessado em jazz, gastronomia e cinema.

A coluna Bússola desta semana indica três livros de Vinicius de Moraes que vão além da sua poesia e suas letras.

*****

Jazz & Co.

Vinicius de Moraes revela sua paixão pelo gênero musical em “Jazz&Co.” (Companhia das Letras), reunião de textos que o compositor escreveu quando também morava nos Estados Unidos em meados da década de 40. O livro foi organizado por Eucanaã Ferraz, que cuida do trabalho de reedição dos livros de Vinicius na editora.

Em “Jazz&Co.”, Vinicius refaz a história do jazz, das suas origens nos escravos ao nascimento de subgêneros, como o spiritual. Passa pelo blues, enaltece Bessie Smith e termina com poemas.

Pois Sou um Bom Cozinheiro

O livro foi idealizado pela filha de Vinicius, Luciana de Moraes, quando tentava reproduzir as ceias de Natal na casa dos avós paternos. Depois da morte de Luciana, o projeto continuou pelas mãos de Edith Gonçalves, sua companheira por 23 anos, da chef e produtora gastronômica Daniela Narciso.

Responsáveis pela pesquisa e organização, elas debulharam textos, poemas, letras e correspondências com a intenção de remontar o cenário gastronômico da vida de Vinicius por meio de receitas. Por meio de memórias, “Pois Sou um Bom Cozinheiro” (Companhia das Letras) traz as receitas das mais diversas épocas da vida do poeta. Há lembranças da infância no Rio de Janeiro, das cozinhas que frequentou,  de bares e restaurantes. O livro é ilustrado por fotos e tem trechos de poemas e depoimentos.

O Cinema dos Meus Olhos

Aqui surge Vinicius de Moraes que amava o cinema, que frequentava as salas e escrevia sobre os filmes a que assistia. A paixão pela arte aumentou quando passou uma temporada em Los Angeles, nas décadas de 40 e 50, auge do cinema clássico de Hollywood.

O livro foi organizado pelo crítico Carlos Augusto Calil e traz textos de Vinicius de Moraes sobre cinema, diretores e as grandes estrelas.

*****

Gostou da seleção? Se quiser acrescentar um livro à lista ou sugerir um tema para a coluna, deixe um comentário. Aproveite e leia mais indicações da coluna Bússola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here