Idosa ganha cadeira de rodas após ser carregada por 10 anos

0
963
Lacre do Bem entrega cadeira de rodas para idosa
Dona Marina em sua cadeira de rodas cercada por amigos | Foto: Lacre do Bem

Sabe aquela história de que os lacres das latas podem ser trocadas por cadeira de rodas? Não só é verdade como vem ajudando muita gente que precisa do equipamento. A campanha Lacre do Bem, criada em 2013, já conseguiu doar 381 cadeiras até agora.

Uma delas comoveu a cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Maria Gonçalves Cunha, de 78 anos, é cadeirante desde sua infância, quando perdeu o movimento devido à paralisia infantil. Sem condições de comprar uma cadeira, dependia da ajuda de outros para se locomover.

Uma dessas pessoas é o motorista de ônibus Alcides Tabelini, que diariamente carregava a idosa do seu ponto para o veículo e depois para a banca onde ela trabalha. Essa rotina era feita havia mais de dez anos.

Ivette Macedo, da Lacre do Bem, conheceu a história de dona Marinha, como a idosa é chamada, e resolveu ajudar com a entrega da cadeira. O encontro das duas aconteceu na banca que fica na Cidade Industrial. “Fiquei muito contente. Agradeço a Deus por ter colocado pessoas boas no meu caminho”, disse dona Marinha ao site BHAz.

Lacre do Bem foi ideia de menina de 9 anos

A ideia da campanha Lacre do Bem nasceu em 2013, quando Julia Macedo, então uma pré-adolescente de 9 anos, se sensibilizou quando recebeu um origami após deixar uma doação em uma creche.

Ela decidiu iniciar a campanha na escola e na sua comunidade em Belo Horizonte. Foi quando surgiu a Lacre do Bem, que se transformou em uma rede do bem para ajudar as pessoas necessitadas.

Os lacres arrecadados são vendidos a usinas de reciclagem, e o dinheiro é usado para a compra dos equipamentos.

Para os lacres se transformarem em uma cadeira de rodas, são necessários 105 kg, equivalentes a 353 mil unidades, que ocupam cerca de 140 garrafas pet de 2 litros, segundo cálculos da Lacre do Bem. A lista de espera da campanha tem 111 pessoas, atualmente.

Para doar os lacres, há vários pontos de coleta espalhados pelo Brasil. Há também pontos de depósitos em shoppings e escolas. Todos os endereços estão cadastrados no site da campanha. Além disso, a iniciativa conta com vários parceiros, que ajudam na empreitada de recolher os lacres.

Julia e sua campanha já foram reconhecidas por várias instituições, com prêmios como Gentileza Urbana e Valores da Liberdade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here