Uberlândia terá ônibus elétrico em operação contínua

0
2528
Uberlândia terá ônibus elétrico

Uberlândia será a primeira cidade do Brasil a contar com ônibus elétricos operando de forma contínua e permanente na frota do transporte público municipal. A cidade do Triângulo Mineiro, conhecida pela boa gestão do transporte, agora inova com essa solução sustentável.

A viação São Miguel, uma das empresas que atendem ao município, anunciou a aquisição de oito ônibus elétricos da chinesa BYD, que tem uma fábrica em Campinas (SP). A compra faz parte do programa de renovação da frota. Esses veículos devem começar a operar em 90 dias.

Os ônibus são auto-sustentáveis, pois utilizam somente energia limpa e renovável. A São Miguel irá construir uma fazenda de painéis fotovoltaicos para garantir a operação dos ônibus. Assim, será possível reabastecer os coletivos ao mesmo tempo em que se contribui com a produção de energia para a rede elétrica da cidade.

Uberlândia já tinha o título de primeira cidade a ter uma frota totalmente adaptada e acessível. “É um grande passo que permitirá, mais uma vez, que a cidade seja pioneira por suas práticas inovadoras”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Substituição gradativa

A inclusão de veículos elétricos no transporte urbano em Uberlândia marca o início de um projeto da empresa para substituir gradativamente a frota abastecida por combustível fóssil.

Os ônibus elétricos que vão operar em Uberlândia comportam cerca de 90 passageiros. Eles têm autonomia para rodar por 280 km, e a carga dura entre três e quatro horas. Sua vida útil é de 15 anos.

*Com informações do Diário de Uberlândia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here