Seu cachorro é feliz? Faça um teste e descubra!

0
8761
Seu cachorro é feliz, pergunta a colunista Isabela Jardim

Seu cachorro é feliz? Claro que sim, Bela!!! É a resposta que sempre recebo. Mas muitas vezes, ao ir à casa de um cliente, não é o que observo.

Se meu cachorro tem brinquedos, ração super premium (ou, melhor ainda, alimentação natural ), água fresca, brinquedo… do que mais ele precisaria para ser feliz?

A resposta é MAIS!!!! MUITO MAIS!!

Seu cachorro, para ser feliz, precisa exercer comportamentos naturais da espécie. Veja alguns deles.

Migrar

“Migrar, Isabela? Tá doida? Meu cachorro agora virou passarinho?”

Não, mas sua necessidade é de passeios longos, em que explore diferentes territórios e ambientes. Não conta aquela saidinha ali fora de 10 minutos pra ele fazer xixi, isso não é passeio para o seu cão. Você faz isso com o seu cão?

Roer

Meu cachorro rói móveis, brinquedos, mas, às vezes, brigo com ele.

Roer é quase tão necessário quanto respirar para cães, então, você deve oferecer brinquedos e ossos adequados. Você faz isso com o seu cão?

Estímulos mentais

Cães precisam de ser estimulados mentalmente.

“Você quer que eu jogue xadrez com meu cachorro, Isabela?”

Estímulo mental é primordial para manter seu cão feliz, com misturar brinquedos com comida, treinar comandos, colocar alguma dificuldade para obter a ração. Você faz isso com o seu cão?

Estímulo social

“Agora vou ter que fazer WhatsApp para o meu cachorrinho?”

Cães são animais sociais e precisam ter contato com outros cães. Precisam que o ensinem como fazer isso. Jogar um cão no meio dos outros não é estimulo social. Você faz isso com o seu cão?

Ter tranquilidade

Seu cão precisa ter um momento para ficar sozinho e calmo, só ele. Sem estresse de outros cães e sem estresse de você não estar por perto. Seu cão tem isso?

Se você respondeu não para algumas ou para a maior parte dessas questões, seu cão pode não ser tão feliz quanto você pensa.

Cachorro feliz não é aquele que tem comida, água e abana o rabinho quando você chega em casa. Isso faz VOCÊ feliz, e não o seu cão!

Vamos começar a pensar neles?

*****

Para ler mais dicas da Isabela Jardim, veja as outras colunas da Plataforma Pet!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here