“São Francisco na Arte de Mestres Italianos” chega a BH

0
1583
"La Madonna del latte con i SS. Sebastiano, Rocco, Francesco e Antonio da Padova" (Sec. XVI), de Cola dell'Amatrice; Imagens - Divulgação - Casa Fiat de Cultura

Chega pela primeira vez ao Brasil 20 pinturas de mestres italianos da arte renascentista e barroca, que traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco de Assis, o santo católico mais retratado na história da arte. A mostra “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” já pode ser vista pelo público mineiro na Casa Fiat de Cultura.

Os organizadores conseguiram reunir obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVIII, de artistas como Tiziano, Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli. A exposição traz acervos de 15 museus de 7 cidades italianas.

LaVisioneDiSanFrancesco_(sem data)_FrancescoSolimena_
La Visione Di San Francesco – (sem data) – Francesco Solimena

Uma das obras, do pintor Ludovico Cardi (conhecido como Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull”, é propriedade do colecionador e ator ítalo-americano Federico Castelluccio e veio de Nova York para integrar a exposição de Belo Horizonte

Uma das novidades da exposição é criação de uma sala de Realidade Virtual que vai transportar o visitante para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D.  Será possível fazer um passeio visual por uma das mais importantes e belas basílicas do país e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista. Tradição, arte e tecnologia se encontram nesta exposição.

San Francesco Sorretto Da Un Angelo(1612-1614)_Orazio Gentileschi
San Francesco Sorretto Da Un Angelo(1612-1614)_Orazio Gentileschi

A mostra será abordada em três eixos: biográfico, com a apresentação da vida de São Francisco de Assis conectada a valores contemporâneos como ecologia, sustentabilidade, empatia e coletividade; temático, que mostra a evolução da iconografia franciscana, discussão do conceito de iconografia e reflexão sobre a cultura contemporânea da imagem, dos ícones e símbolos; técnico, que propõe uma discussão sobre pintura como linguagem; composição, perspectiva e claro/escuro.

A curadoria é dos italianos Giovanni Morello, especialista em História da Arte – que idealizou e curou diversas exposições de arte antiga na Itália, no Vaticano e outros países e integra a comissão permanente de tutela dos monumentos históricos e artísticos da Santa Sé – e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica di Ascoli.

San Francesco (1467)_Antoniazzo Romano
San Francesco (1467) – Antoniazzo Romano

A exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Museu Nacional de Belas Artes, do Ibram e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, da Associação de Amigos do Belas Artes (RJ) e da Fondazione Giovanni Paolo II per la Gioventù.

A exposição ficará em Belo Horizonte até 21 de outubro e depois segue para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde ficará de de 31 de outubro a 27 de janeiro de 2019.

Serviço

O que é – Exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos na Casa Fiat de Cultura”

Quando – 8 de agosto a 21 de outubro de 2018

Horário – terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Onde – Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here