Felicidade vira disciplina de universidade no Brasil

0
1006
Felicidade vira disciplina na UnB

Felicidade é daquelas sensações que todos buscam para a própria vida. Espécie de objetivo comum da humanidade, o conceito de ser feliz ultrapassou os livros de autoajuda e chegou à academia. A Universidade de Brasília incluiu em sua grade curricular a disciplina Felicidade.

São 240 vagas disponíveis na Faculdade da UnB no Gama. E a ideia não é ensinar os passos para alguém ser feliz, mas, sim, discutir autoconhecimento, respeito às diferenças e diálogo. O curso vai apresentar estratégias para que o aluno consiga lidar com as adversidades que se apresentam no dia a dia.

O curso está aberto a qualquer aluno de graduação da UnB, com prioridade aos estudantes da FGA. Sem pré-requisito, a disciplina Felicidade tem 40 vagas reservadas a universitários que fazem algum tipo de acompanhamento psicológico na UnB.

Essa proposta chegou recentemente ao Brasil, mas já é popular em universidades do exterior, como as consagradas Yale e Harvard, ambas dos Estados Unidos.

Técnicas da psicologia

Em entrevista ao portal Metrópoles, o professor Wander Pereira disse que pensar a disciplina é um “desafio”. “Sabemos o que está começando, mas não o que vem depois. Estamos experimentando. Vamos usar técnicas consagradas pela psicologia que sugerem práticas para, por exemplo, se ter mais resiliência e saber lidar com frustrações e expectativas.”

O docente acrescenta: “Também queremos dialogar sobre estratégias de enfrentamento da insegurança emocional, desamparo, timidez, sensação de abandono, depressão e ansiedade”.

Além da UnB, a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também criou seu curso Felicidade. São 60 vagas disponíveis para alunos que cursam Ciências Sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here