Felicidade vira disciplina de universidade no Brasil

0
328
Felicidade vira disciplina na UnB

Felicidade é daquelas sensações que todos buscam para a própria vida. Espécie de objetivo comum da humanidade, o conceito de ser feliz ultrapassou os livros de autoajuda e chegou à academia. A Universidade de Brasília incluiu em sua grade curricular a disciplina Felicidade.

São 240 vagas disponíveis na Faculdade da UnB no Gama. E a ideia não é ensinar os passos para alguém ser feliz, mas, sim, discutir autoconhecimento, respeito às diferenças e diálogo. O curso vai apresentar estratégias para que o aluno consiga lidar com as adversidades que se apresentam no dia a dia.

O curso está aberto a qualquer aluno de graduação da UnB, com prioridade aos estudantes da FGA. Sem pré-requisito, a disciplina Felicidade tem 40 vagas reservadas a universitários que fazem algum tipo de acompanhamento psicológico na UnB.

Essa proposta chegou recentemente ao Brasil, mas já é popular em universidades do exterior, como as consagradas Yale e Harvard, ambas dos Estados Unidos.

Técnicas da psicologia

Em entrevista ao portal Metrópoles, o professor Wander Pereira disse que pensar a disciplina é um “desafio”. “Sabemos o que está começando, mas não o que vem depois. Estamos experimentando. Vamos usar técnicas consagradas pela psicologia que sugerem práticas para, por exemplo, se ter mais resiliência e saber lidar com frustrações e expectativas.”

O docente acrescenta: “Também queremos dialogar sobre estratégias de enfrentamento da insegurança emocional, desamparo, timidez, sensação de abandono, depressão e ansiedade”.

Além da UnB, a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também criou seu curso Felicidade. São 60 vagas disponíveis para alunos que cursam Ciências Sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome