Praça da Liberdade ganha galeria de arte a céu aberto

0
2016
Um dos painéis que vão compor a galeria de arte na Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade ficará cercada por obras de arte produzidas por 54 artistas mineiros. Fotos - Boas Novas MG

Um grupo de 54 artistas do grafite e muralismo ocuparam a Praça da Liberdade na manhã deste domingo (22) com a missão de transformar o local em uma grande galeria de arte a céu aberto. A praça, que é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte está fechada desde o último dia 17 para passar por um processo de revitalização, que deverá estar concluído em novembro.

Por conta das obras, a praça foi cercada por tapumes, que serão transformados em obras de arte. A iniciativa da intervenção é da prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a o Instituto Amado, criado pela Galeria de Arte Quartoamado para desenvolver projetos sociais, artísticos e educativos, e da empresa Vale.

Coube ao instituto realizar um chamamento público para selecionar os 54 para pintar 54 painéis. Cada artista selecionado recebeu da prefeitura um kit com materiais de pintura, uma ajuda de custo de R$ 300 do Instituto Amado, além de um kit alimentação fornecido por outros parceiros. Os painéis ficarão expostos até a conclusão das obras da praça.

Revitalização

As intervenções na Praça da Liberdade, que é tombada pelo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e pela prefeitura da capital, incluem a reformulação do sistema de iluminação, a restauração do Coreto, da estátua Ninfa e do piso da pista de caminhada.

Serão também reinstaladas as placas de monumentos e todo o mobiliário será substituído por equipamentos com padrões arrojados de design, com a renovação de bancos e lixeiras.

Patrimônio tombado

O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 2 de junho de 1977 pelo Iepha-MG. A medida contempla os edifícios do centro cívico – Palácio da Liberdade e antigas secretarias de Estado –, e estende-se aos jardins, lagos, alamedas, fontes e monumentos da praça, bem como as fachadas de diversas edificações do seu entorno.

Relação dos 54 artistas que transformaram a Praça da Liberdade numa galeria de arte a céu aberto
Relação dos 54 artistas que transformaram a Praça da Liberdade numa galeria de arte a céu aberto

Com a construção da Cidade Administrativa na região Norte de Belo Horizonte, os prédios que antes abrigavam secretarias de Estado foram transformados no Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país, com espaços que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

No vídeo abaixo, um dos artistas trabalha na produção do seu mural:

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here