Athos Bulcão ganha retrospectiva em Belo Horizonte

0
2045
Athos Bulcão ganha retrospectiva em homenagem ao seu centenário

O artista Athos Bulcão pousa em Belo Horizonte para uma mostra que marca o centenário do artista. Responsável por várias obras da capital mineira, ele foi um grande parceiro de Oscar Niemeyer.

A exposição vai ocupar o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. Foram reunidas 330 obras, incluindo trabalhos inéditos e peças de artistas contemporâneos que receberam a influência de Bulcão.

Em Belo Horizonte, Bulcão está presente em construções bem conhecidos pelo mineiro. No edifício Oscar Niemeyer, localizado na praça da Liberdade e um dos cartões postais da cidade, a fachada em ladrilho hidráulico é assinada pelo artista.

Ele também assinou trabalhos na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Fachada do edifício Oscar Niemeyer | Foto: Tuca Reinés
Relevo com função acústica para a Rede Sarah de Hospitais
Relevos com função acústica no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

O maior conjunto de obras de Athos Bulcão está em Brasília — ele está presente em praticamente todas as construções marcantes da capital federal.

Seu trabalho aparece na Catedral Metropolitana, no Palácio do Planalto, no Congresso, no Instituto Rio Branco e no Memorial Juscelino Kubitschek, entre outras construções.

Também assinou obras em embaixadas brasileiras, como a de Buenos Aires, e em cidades como Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro. Dedicou-se a entregar trabalhos destinados não ao público de museus e galerias, como diz sua biografia no site da Fundação que leva seu nome, mas para quem que entra em contato acidentalmente com sua obra.

A exposição “100 anos de Athos Bulcão” teve curadoria de Marília Panitz e André Severo. O visitante vai poder acompanhar a evolução do artista, cujas obras abrangem o período de 1940 a 2005.

Além de acompanhar o trabalho do artista, o público poderá interagir com a obra. Por meio de um aplicativo, desenvolvido especialmente para a exposição, o visitante vai se relacionar com os projetos de Bulcão.

100 anos de Athos Bulcão

  • O quê: exposição que celebra o centenário do artista
  • Quando: 11/4 a 24/6
  • Onde: Centro Cultural Banco do Brasil. Praça da Liberdade, 450, Belo Horizonte. Tel: (31) 3431-9400
  • Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
  • Entrada: gratuita

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here