Tartarugas ressurgem em praia após ato voluntário

0
2278
Tartarugas ressurgiram na praia de Versova após décadas

Um gesto voluntário de um advogado mudou o futuro de tartarugas que estavam ameaçadas. Isso aconteceu na Índia, numa praia próxima a Bombaim.

Há cerca de dois anos, Afroz Shah assumiu a responsabilidade de limpar um trecho de praia de 3 km que estava muito poluído, em Versova. O que era então um aterro de lixo  se transformou em um santuário de areia.

Essa mudança ajudou a renovar o ecossistema. O local virou um ponto de incubação para uma espécie de tartaruga vulnerável e que não era vista na praia havia décadas.

O que era uma iniciativa local acabou então se transformando no maior projeto de limpeza de praia do mundo pelas Nações Unidas. E, se antes Shah fazia um trabalho solitário, hoje, milhares de voluntários participam do trabalho de limpeza e preservação.

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, Shah conta que trabalhou sozinho por oito semanas. “Então, dois homens se aproximaram de mim e disseram, muito educadamente: ‘Por favor, senhor, podemos usar suas luvas?’. Ambos vieram e se juntaram a mim. Foi quando eu soube que seria um sucesso.”

A espécie que estava ameaçada é a Olive Ridley (no Brasil, tartaruga oliva). Os frutos desse trabalho voluntário chegaram no fim de março, quando 80 tartarugas nasceram.

A limpeza na praia de Versova continua, mas já deu resultados | Foto: Shashi S Kashyap/Hindustan Times/Getty Images

Tartarugas são vigiadas por voluntários

A espécie da tartaruga, listada como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, não era encontrada na praia de Versova havia décadas. Para garantir sua segurança, uma equipe de voluntários dormiu na areia para vigiar os ninhos das tartarugas e protegê-los dos predadores.

A tartaruga oliva é a menor e mais abundante espécie do mar, mas mesmo assim é considerada vulnerável. Por isso, especialistas em vida selvagem da Índia aconselharam o cuidado extra.

A região da praia de Versova abriga cerca de 55 mil pessoas, que se espalham ao longo da orla e das vias aquáticas que abastecem Bombaim. Além do trabalho voluntário de limpeza, Shah também limpou banheiros e recolheu o lixo antes de ser despejado incorretamente.

Essa atitude serviu de exemplo para a comunidade, que reduziu as práticas incorretas e melhorou as condições de higiene do local.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here