Projeto Santa Leitura retoma atividades no próximo sábado

0
1052
Projeto Santa Leitura existe em Belo Horizonte desde 2010. Fotos - Estella Crusmel - arquivo pessoal
Projeto Santa Leitura existe em Belo Horizonte desde 2010. Fotos - Estella Cruzmel - arquivo pessoal

O projeto Santa Leitura, uma iniciativa da artista plástica Estella Cruzmel para incentivar o hábito da leitura na capital, recomeça suas atividades em 2018 com dois eventos no próximo final de semana, nos bairros Pompeia e Novo Taquaril.

No sábado, dia 13 de janeiro, a partir das 10h, será realizado um evento na Biblioteca Comunitária Santa Leitura, na Vila São Rafael, no bairro Pompeia (Rua Raimundo Venâncio, 15), em Belo Horizonte. Além da leitura de livros, haverá também espaço para cantigas de roda e oficina de pintura.

No domingo, dia 14 de janeiro, a partir das 9h30, o projeto estará na Comunidade Sagrada Família (Estrada Velha de Nova Lima, 365), no bairro Novo Taquaril. A principal atração será a escritora e contadora de histórias Vanessa Correa, que estará acompanhada de sua bonequinha ‘Bilô Desembolô’ – que dá título ao seu primeiro livro, lançado recentemente pela Páginas Editora. E centenas de livros estarão também à disposição do público.

O projeto Santa Leitura nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina que Estella Crusmel tinha no bairro Ipiranga. Na época, ela batizou o espaço de “Cantinho do Livro” e sua intenção era prestar um serviço a mais para o cliente. “Mas servia também para que eu pudesse ler nas horas vagas, conta Estella.

No início, o acervo era pequeno: alguns títulos que ela trouxe de casa e mais 50 livros que ela comprou. A ideia foi crescendo, doações foram chegando, novos exemplares foram comprados e a biblioteca passou a emprestar livros para as comunidades dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta.

Em meados de 2012, Estella recebeu convite de uma freira para levar o Santa Leitura para a Comunidade Sagrada Família, no bairro Taquaril, para que as pessoas mais carentes pudessem ter acesso `à literatura. Em abril de 2013 o projeto chegou à Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, onde ficou por mais quase cinco anos.

Para ampliar ainda mais o acerto, o Santa Leitura continua recebendo doações de livros. Quem quiser doar pode entrar em contato com o projeto por meio da sua página no Facebook – facebook.com/LeituraNaPraca 

Serviço

O que é 

– Projeto Santa Leitura

Quando

– 13 e 14 de janeiro

Onde

  • Dia 13 –  Vila São Rafael, no bairro Pompeia – Rua Raimundo Venâncio, 15
  • Dia 14 – Comunidade Sagrada Família – Estrada Velha de Nova Lima, 365, bairro Novo Taquaril

Quanto

– Gratuito

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here