Os Estados Unidos estão acelerando a cada dia a vacinação contra a Covid-19 no país. Atualmente, estão sendo imunizados mais de 3 milhões de pessoas por dia. Com o ritmo acelerado, o governo norte-americano anunciou que, a partir do próximo dia 19 de abril, adultos de qualquer idade poderão ser vacinados.
A eficiência do programa de vacinação no país é resultado da prioridade que o presidente Joe Biden, que assumiu o cargo em 20 de janeiro, deu ao tema. Ela havia prometido que vacinaria 100 milhões de americanos com 100 dias de governo. Todavia, essa meta já foi atingida.
A previsão, agora, é que cerca de 200 milhões de pessoas estarão imunizadas até até por volta de 30 de abril, quando Biden estará completando 100 dias no cargo. Conforme determinação do presidente Biden, o país quer vacinar toda a sua população adulta, de aproximadamente 260 milhões de pessoas, até julho.
Vacinas garantidas
O sucesso do programa de imunização dos norte-americanos contra a Covid-19 tem sido possível porque o governo assegurou doses suficientes de vacinas. Mesmo antes da aprovação do imunizante, e ainda em fase de desenvolvimento, milhões de doses foram adquiridas de vários laboratórios, como Pfizer e Moderna.
Esse planejamento permitiu que a vacinação no país começasse ainda em dezembro e ganhasse novo impulso após a posse de Biden. Como os Estados Unidos são o país com o maior número de mortes do mundo pela Covid-19, a vacinação dos norte-americanos foi eleita como prioridade número 1 do novo presidente.
Quanto maior o ritmo de vacinação nos Estados Unidos, melhor para o restante do mundo. Primeiro, porque menos vírus estarão circulando. Segundo, o país tem um grande estoque de vacinas, que poderão ser cedidas ou mesmo vendidas a outros países que não têm doses suficientes para imunizar suas populações. Como é o caso do Brasil.
Com informações da BBC Brasil