Uso diário de canela ajuda no controle da diabetes tipo 2

0
2447
Estudo brasileiro mostra que consumo diário de canela ajuda controlar diabetes tipo 2. Imagem - Pixabay
Estudo brasileiro mostra que consumo diário de canela ajuda controlar diabetes tipo 2. Imagem - Pixabay

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) mostrou que a ingestão diária de canela ajuda no controle do açúcar (glicemia) no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.

O trabalho, que foi publicado no Journal of the American College of Nutrition, revelou que o consumo da canela pode funcionar como terapia complementar no controle da doença, é capaz de reduzir os níveis de hemoglobina glicada, a glicemia em jejum e melhorar a disponibilidade da insulina no sangue.

Entre agosto e dezembro de 2019, os pesquisadores avaliaram 140 pessoas com diabetes tipo 2 de um posto de saúde do município de Parnaíba, no estado do Piauí. Os pacientes, de ambos os sexos, tinham idade entre 18 e 80 anos, utilizavam medicamentos orais contra diabetes e tinham índice de hemoglobina glicada maior ou igual a 6,0% (índice igual ou superior indica a diabetes).

O grupo foi dividido em dois. Um deles tomou, durante três meses, 3 gramas (o equivalente a quatro cápsulas) de canela em pó. O outro grupo ingeriu placebo, uma substância sem efeito, durante o mesmo período. Os envolvidos mantiveram sua rotina alimentar, seus hábitos diários e fizeram exames de sangue antes de iniciar a medicação. Ninguém sabia se estava tomando cápsulas de canela ou o placebo.

Após os 90 dias, todos voltaram a fazer novos exames. Descobriu-se, então, que o grupo que tomou a canela, teve redução média de 0,21% nos índices de hemoglobina glicada, enquanto os que receberam placebo registraram aumento médio de 0,38% nos mesmos índices. Quem também tomou as cápsulas experimentou diminuição do índice de glicemia, enquanto que o grupo placebo registrou aumento desse índice.

De acordo com o professor José Claudio Lira, coordenador da pesquisa, a canela conseguiu melhorar a redução dos níveis glicêmicos desses pacientes, algo que os medicamentos para o diabetes, nesse grupo, já não estavam mais conseguindo fazer.

Barato e prático

Canela é barata e de uso muito prático
Canela é barata e de uso muito prático

“Por conta dos hábitos de vida dos pacientes, há um momento em que são necessárias medidas adicionais para um melhor gerenciamento da doença, ou o paciente entra em inércia clínica. Nesse sentido, acredita-se que, com o uso da canela por um período maior que os três meses do estudo, a pessoa poderá ter benefícios contínuos”, explicou o professor Lira.

O pesquisador ainda assinala que a canela é um produto barato, prático para ser consumido no dia a dia e não tem nenhum efeito colateral. Ele também faz questão de acrescentar que o consumo do produto não elimina a exigência de que os diabéticos continuem usando a medicação indicada pelo médico.

“É importante que os pacientes tenham um acompanhamento contínuo, uma dieta saudável e pratiquem exercícios físicos de forma regular”, ressalta José Claudio Lira. Segundo o professor, estão também sendo testados no controle da diabetes outros produtos, como maracujá, gengibre e cúrcuma.

Com informações do Portal UOL

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Relacionada

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here