Para ajudar a combater as fake news em torno do coronavírus, o WhatsApp acaba de lançar uma iniciativa global para ajudar na conscientização sobre a nova doença e incentivar seus usuários a adotar o contato virtual.
A iniciativa, batizada de Hub de Informações sobre o Coronavírus, está sendo feita em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Por meio de uma central informativa online, a empresa fornece orientações para seus usuários, como o passo a passo para fazer chamadas em grupo, de voz e de vídeo. Além disso, tira dúvidas e oferece informações para profissionais da saúde, educadores, líderes comunitários, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas locais.
“Use os recursos do WhatsApp — como os grupos, as chamadas de voz e chamadas de vídeo — para se manter conectado e dar apoio às pessoas importantes para você mesmo estando distante fisicamente!, recomenda a central informativa.
O WhatsApp também recomenda atenção redobrada para evitar a disseminação de notícias falsas sobre a doença. “Nem todas as mensagens sobre o coronavírus que você recebe são precisas. Confirme os fatos em outras fontes de informações confiáveis e não encaminhe mensagens que você não tem certeza de que são verdadeiras!”, assinala.
Como milhares de alunos em todo o Brasil, tanto da rede pública como da privada, estão com as aulas suspensas, uma sugestão também para o educadores: “Use o WhatsApp para se manter conectado com seus alunos, enviar e receber trabalhos escolares, compartilhar suas aulas por mensagens de voz e de texto”.
Em comunicado, o WhatsApp informou que está trabalhando com a Organização Mundial de Saúde e a Unicef para fornecer linhas diretas de mensagens para pessoas de todo o mundo usarem diretamente. Essas linhas diretas fornecerão informações confiáveis e serão listadas no Hub de informações sobre o Coronavirus.
Para acessar a iniciativa e saber mais, basta entrar no endereço: whatsapp.com/coronavirus.