Os foliões já estão na rua já faz tempo, mas o Carnaval de Belo Horizonte começa, oficialmente, amanhã, sábado. Até terça-feira, mais de 450 blocos vão ocupar as ruas de todos os cantos da capital, em mais de 500 desfiles, alguns arrastando multidões.
Belo Horizonte, que até pouco tempo tentava atrair visitantes que não gostavam de Carnaval, é hoje uma das capitais que realiza uma das festas de Momo mais animadas do país. São esperadas, conforme cálculos da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). cerca de 5 milhões de pessoas.
Por se tratar de um evento de rua, na grande maioria gratuito, a prefeitura cadastrou mais de 13 mil vendedores ambulantes, que durante os quatro dias de Carnaval vão poder vender bebidas alcoólicas ou não e adereços carnavalescos. Não podem ser vendidas bebidas em garrafas de vidro, assim como em doses. Bebidas alcoólicas não podem ser vendidas para menores de 18 anos.
Proteção a crianças e adolescentes
A prefeitura de Belo Horizonte reforça, durante o período de Carnaval, campanhas de conscientização pela proteção das crianças e adolescentes da cidade. Uma delas, batizada de “Carnaval da Proteção”, tem como objetivo combater o trabalho infantil, combater a violência sexual e propor uma reflexão sobre o consumo de álcool por menores de 18 anos.
Vai ter também o Carnavalzinho, uma festa preparada especialmente para a criançada. O evento vai acontecer no domingo, no Parque Municipal, em frente ao Teatro Francisco Nunes, no domingo, entre 9 h e 14 h.
A festa terá cortejos dos blocos Pé di Chinelo, Kizomba e Chama que Vem, além de apresentação do grupo de teatro Mobs. Haverá transporte gratuito dos Centros Culturais para o Parque Municipal, sendo necessária inscrição prévia nas gerências dos equipamentos culturais.
Uma novidade do Carnaval 2020 em Belo Horizonte. A cidade terá um reforço no sistema de videomonitoramento das praças, ruas e avenidas durante o período da festa. Foram instaladas mais câmeras de segurança em pontos movimentados durante os dias de folia. As câmeras foram cedidas, segundo a prefeitura, por meio de convênio com a empresa chinesa Hikivision.
“Botão de pânico”
Duas dessas câmeras vão ficar no alto de dois totens, onde os foliões vão poder apertar um “botão de pânico” e fazer denúncias, avisar sobre possíveis assaltos, ocorrências e falar sobre outros assuntos ligados à segurança pública. O interlocutor será visto, em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP), e terá resposta imediata de um agente.
Então, preparem as fantasias, o gliter e a animação, e bom Carnaval a todos, com muita temperança.
Para ajudar os leitores, o Boas Novas separou algumas dicas de blocos que merecem ser acompanhados, já a partir de hoje. Vejam:
Programação de blocos:
Sexta – 21-02
- Bloco Fita Amarela
- Endereço: Avenida Petrolina, 175 – Sagrada Família
- Horário: 18 h
Sábado – 22-02
- Me Bebe Que Sou Cervejeiro
- Rua Cláudio, 110, Prado
- Horário: 12 h
- Volta Belchior
- Avenida dos Andradas (próximo à Rua Nova Resende), Esplanada
- Horário: 12 h
- Bloco da Calixto
- Av. Getúlio Vargas, 792, Savassi (em frente à Sorveteria São Domingos)
- Horário – 13h30
- Desfile: 14h30 às 18h
- Bloco Quem Deu, Deu. Quem Não Deu, Não Damares
- Rua Rio Grande do Norte, 1.470, Savassi
- Horário: 22 h
Domingo – 23-02
- Gambá no Gamboa
- Rua Penafiel, 186, Anchieta
- Horário: 12 h
- Unidos do Samba Queixinho
- Praça do Encontro (Rua da Bahia com Rua Goiás), Centro
- Horário: 14 h
Segunda – 24-02
- Corte Devassa
- Rua Sapucaí, esquina com a Assis Chateaubriand
- Horário: 11 h
Terça – 25-02
- Bloco do Pescoção
- Av. Álvares Cabral, 400
- Horário: 12 h