Já começou a ouvir “Ménilmontant”? Se não, recomece. A carne não ficará macia o suficiente, a pimenta não trará a doçura. Sim! Doçura. Acha que pimentas servem apenas para esquentar sua língua?
A receita de hoje traz uma doçura que descobri tarde. Depois dos 28 anos. Poivre vert.
Para quem não conhece, é a pimenta do reino ainda verde. Pode ser encontrada em conserva ou desidratada e é responsável por um dos pratos mais tradicionais da cozinha francesa. Ainda que sua autoria seja uma incógnita, a técnica desenvolvida seguramente é francesa.
A rotina tende a acinzentar os dias. Tudo precisa ser rápido, expresso e fácil. Não se preparam saladas, a carne é sempre servida como bife… Há que se aproveitar o tempo!
Até hoje não entendo o que dizem por aproveitar. Termo deveras inapropriado. Tiramos proveito no prazer que sacia a nossa vontade, não da necessidade ou dos interesses do outro. No entanto, estamos sempre correndo para entregar o resultado do outro, bater a meta do outro, superar o outro.
Por isso, ainda que a música sugerida seja deliciosamente inspiradora e aguce seu sentido, a reflexão do filme de Dimitri Kirsanoff também tem espaço.
Então, hoje, o prato é para você. Não se assuste. Não é Filé a Wellington. Vou pegar levar com você e sugerir uma forma bem prática para maximizar seu prazer com o menor esforço. Afinal, ócio também é prazer que me sacia muitas vontades. Vem comigo, mas aumenta o som!
Ah… no dia 9/2, teremos jantar! Garanta sua reserva pelo Whatsapp (34) 99190-0067 ou nos mande mensagem no Instagram .
Receita de Steak au poivre vert
Ingredientes
- 6 pedaços de filé mignon (da parte central da peça) de aproximadamente 180 g cada
- 50 ml de conhaque
- 100 ml de vinho branco
- 2 colheres de sopa de grãos de pimenta verde
- 80 ml de creme de leite fresco
- Sal a gosto
- 30 g de manteiga
- Óleo
Modo de preparo
Quebre os grãos de pimenta em um pilão. Tempere os pedaços de filé com a pimenta. Em uma frigideira, esquente partes iguais de óleo e manteiga e acrescente os filés.
Quando estiverem quase no ponto desejado, retire-os da frigideira. Acrescente o conhaque à frigideira ainda no fogo e flambe.
Adicione o vinho branco em seguida e complete a deglacê.
Espere evaporar o álcool. Adicione o creme de leite e deixe que o molho reduza um pouco. Corrija o sal, se necessário, e sirva.
*****
Quer ler as outras receitas e crônicas da Marina? Então visite a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?