Bolo de cenoura para trazer energia ao novo ciclo

0
1890
Bolo de cenoura é a receita da semana

Bolo de cenoura no forno e o perfume de massa assando toma conta da sala. Lucca parece saber que algo bem gostoso está a caminho e não para de chutar minha barriga. Assim começa o ano de 2019 aqui em casa.

A cobertura do bolo foi preparada com Amaretto, talvez para equilibrar o doce do leite condensado e me lembrar que o ano será de muita superação. Muita mudança me aguarda. Maternidade, fim do mestrado e esperar que os próximos quatro anos passem de forma rápida e democraticamente. Muitas incertezas.

Tão contraditório esse desejo de pressa. Serão os momentos mais surpreendentes da minha vida. Descobrir que alimentos o Lucca gosta, se ele vai comer curry, limão. Se vai ser apaixonado por manga como a mãe ou ter real aversão como o irmão.

Às vezes, penso como seria interessante se fosse fácil cozinhar medos, inseguranças, frustrações. A gente cozinha, mastiga, engole e pronto! O estômago é obrigado a digerir. Nós processamos essas emoções no cérebro e a coisa não funciona de forma tão orgânica. Medos novos resgatam medos antigos e o inconsciente aparece todo assanhado, se fazendo visto.

Sinto uma necessidade quase instintiva de cozinhar em véspera de mudanças. O processo de ficar atento as medidas, as etapas, ao modo de preparo é um tipo de meditação para mentes inquietas como a minha. Focamos a atenção em uma coisa só e o cérebro desliga o exaustivo “overthinking”.

Deixo vocês com essa receita abre-alas do bolo cenoura. Espero que a cor vibrante da cenoura traga energia para o início deste novo ciclo e que o sabor de “lar” que este preparo oferece seja conforto para os momentos difíceis do caminho.

Feliz Ano Novo e que sejam novas as ações, e não somente os dias!

Receita do bolo de cenoura

  • 3 cenouras grandes (ou 4 médias)
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara de açúcar refinado
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colher de sopa (bem cheia) de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 40 ml de Amaretto

Ligue o forno em 180°C. Bata no liquidificador os ovos, a cenoura, o óleo e o açúcar. Em outra vasilha peneire a farinha e o fermento.

Adicione o que foi batido no liquidificador à farinha. Mexa até incorporar toda a farinha. Asse em 180°C por 35 minutos e teste com o palito (caso o palito esteja limpo, está assado; senão, espere mais uns 5 ou 10 minutos). Espere esfriar a desenforme.

Preparo da cobertura

Em uma panela derreta a manteiga, adicione o leite condensado e o cacau (peneirado), misture até o ponto de brigadeiro. Adicione o Amaretto e o creme de leite e reserve.

É possível substituir o cacau por 100 g de chocolate em barra meio amargo, e com essa receita você faz o bolo vulcão.  Dei essa opção porque sempre temos esses ingredientes em casa.

Despeje sobre o bolo já frio. Aí, é só aproveitar!

*****

Quer ler as outras receitas e crônicas da Marina? Então visite a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here