Estreia em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Sesc Palladiun, em Belo Horizonte, a 4ª Mostra de Cinema Feminista. O objetivo é dar visibilidade às produções cinematográficas realizadas por mulheres e promover debates sobre as lutas dos movimentos feministas. Durante os oito dias do evento, que se encerra dia 16, serão exibidos 70 filmes. A programação é inteiramente gratuita.
A novidade da edição deste ano será uma grade com filmes internacionais. Serão exibidas 16 produções enviadas por 11 países (Rússia, Portugal, Cuba, Argentina, Espanha, Equador, Chile, Colômbia, Irã, Alemanha e Dinamarca). Entre as produções, estão filmes que discutem o universo do feminismo negro e racismo, feminismo indígena, saúde e direitos reprodutivos, abuso e violência, emancipação e empoderamento e as questões LGBT.
As exibições são distribuídas em sessões que trazem em seus nomes os temas mais presentes na luta feminista ao longo dos anos. A abertura da mostra, no Dia Internacional da Mulher, será com a Sessão Lute como uma Mulher e a Sessão Existimos Porque Resistimos.
Haverá outras sessões, como A Mulher É O que ela Quiser e Se o Papa fosse Mulher…, O Que Você Sente Não É Drama, Mexeu com uma Mexeu com Todas e Essa Terra É Minha.
A Mostra de Cinema Feminista é organizada pela Coletiva Malta, formado por quatro mulheres que atuam em áreas distintas entre si e correlacionadas ao cinema: Letícia Souza (historiadora) , Rita Boechat (cientista social), Mirela Persichini (comunicadora) e Daniela Pimentel (psicóloga). A parceria tem como propósito pensar o cinema e suas implicações, uma vez que as produtoras e curadoras o enxergam como um instrumento propagador das diversidades.
Serviço
O que é: 4ª Mostra de Cinema Feminino
Quando: 8 a 16 de março de 2018 (exceto segunda-feira, 12 de março)
Onde: Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420, Centro-Belo Horizonte)
Entrada Franca
Mais informações: http://coletivamalva.com/ | https://www.facebook.com/coletivamalva/