Geoparque de Uberaba: Desvendando os Segredos da Terra dos Gigantes

0
150
Geoparque de Uberaba agora integra a lista da Unesco. Foto - Geoparque Uberaba - divulgação
Geoparque de Uberaba agora integra a lista da Unesco. Foto - Geoparque Uberaba - divulgação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) acaba de incluir um sítio brasileiro na sua lista de Geoparques. Em terras mineiras, no coração do Triângulo Mineiro, um destino singular aguarda os exploradores: o Geoparque de Uberaba, também conhecido como “Terra dos Gigantes”. Este paraíso natural e histórico ostenta paisagens deslumbrantes, sítios arqueológicos e paleontológicos de relevância internacional, além de uma rica cultura local.

“Os Geoparques Mundiais da Unesco representam paisagens onde o patrimônio geológico de importância internacional se entrelaça com a história humana e sustenta uma rica biodiversidade”, explica António Abreu, diretor da Divisão de Ciências Ecológicas e da Terra da Unesco.

Em uma área de 4.523 km², o geoparque de Uberaba abriga um mosaico de atrativos que convidam a uma viagem no tempo. Trilhas conduzem visitantes a sítios como o Museu Paleontológico de Peirópolis, onde jazem fósseis de dinossauros que habitaram a região há milhões de anos. No Museu de Ciências naturais Dr. Maurício de Oliveira Lima, a história da vida na Terra se revela em detalhes.

Mistérios da Geologia

A geologia também marca presença no Geoparque de Uberaba. Afloramentos rochosos, cachoeiras e cavernas esculpidas pelo tempo proporcionam um espetáculo visual único. Geossítios como o Morro do Cruzeiro e a Mina de Calcário, com seus fósseis e formações rochosas singulares, convidam a um mergulho nos segredos do nosso planeta.

A riqueza cultural do Geoparque de Uberaba se traduz em tradições, costumes e culinária local. A Feira do Gado Zebu, um dos maiores eventos do gênero no Brasil, pulsa com a força da pecuária regional. A Casa do Zebu e o Museu do Vaqueiro celebram a história e a cultura do povo uberabense.

O desenvolvimento sustentável é a base da filosofia do Geoparque de Uberaba. Comunidades locais participam ativamente da gestão do parque, promovendo o turismo responsável e preservando o meio ambiente. Trilhas ecológicas, passeios de bicicleta e cavalgadas permitem um contato autêntico com a natureza exuberante da região.

O Geoparque de Uberaba é um destino imperdível para quem busca aventura, conhecimento e conexão com a natureza. Um verdadeiro portal para a história da Terra, este paraíso mineiro oferece experiências únicas e inesquecíveis, consolidando-se como um dos mais importantes geoparques do Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here