Governo promete mais 100 milhões de vacinas da Pfizer

0
2118
Ministério da Saúde anuncia que fechou mais um contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses de vacina para Covid
Ministério da Saúde anuncia que fechou mais um contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses de vacina para Covid

Mesmo que não esteja ocorrendo na velocidade da gravidade da pandemia, o Brasil está avançando na aquisição de vacinas contra a Covid-19. A meta é imunizar toda a população adulta do país até o final do ano. O Ministério da Saúde acaba de fechar um novo contrato para aquisição de mais 100 milhões de vacinas da Pfizer/BioNtech. Totalizando, portanto, 200 milhões de doses desse imunizante.

De acordo com o ministério da Saúde, 30 milhões das doses desse novo contrato vão chegar ao país em setembro. As outras 70 milhões serão entregues até dezembro.

“Creio que com esse reforço dessas 100 milhões de doses tem uma expectativa real que a população brasileira vacinável esteja vacinada até o final do ano”. Foi o disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, logo após assinar o novo contrato com a Pfizer.

As doses do primeiro contrato de 100 milhões com a farmacêutica norte-americana estão chegando a conta-gotas. O primeiro lote com 1 milhão de unidades chegou em abril e outra entrega, de 628 mil doses, foi feita em maio. Ainda neste mês de maio, são esperadas mais 2,5 milhões de vacinas.

O ritmo de chegada do imunizante deve ser acelerado a partir de junho, quando está prevista a chegada de 12 milhões de doses. Já as restantes 84,4 milhões de doses, que completam as 100 milhões de doses do primeiro contato, devem chegar entre julho, agosto e setembro.

Vacinar toda população até dezembro

Com as 100 milhões de vacinas contratadas da Coronavac, da chinesa Sinovac, e as outras 100 milhões de vacinas de Oxford/Astrazeneca, o país teria, até o final do ano, um total de 400 milhões de doses (consideradas as 200 milhões contratadas da Pfizer).

No total, Pfizer vai vender ao governo brasileiro 200 milhões de doses de vacina contra Covid
No total, Pfizer vai vender ao governo brasileiro 200 milhões de doses de vacina contra Covid

Como todas essas três vacinas exigem a aplicação de duas doses, o quantitativo de 400 milhões de doses seriam suficientes para vacinar 200 milhões de pessoas. Seria quase a totalidade do número brasileiros, que é de cerca de 211 milhões de pessoas.

O Brasil, vale lembrar, tem um dos mais eficientes programas de imunizações do mundo. Tem capacidade para vacinar cerca de 2 milhões de pessoas por dia. Todavia, a média de vacinados diariamente ainda é muito baixa, por uma razão muito simples: está faltando vacina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here