Vovó de 90 anos abraça árvore para impedir o seu corte

1
5100
Vovó Margarita, de 90 anos, se abraça a um sobreiro para impedir a sua derrubada. Fotos - Redes Sociais - T13
Vovó Margarita, de 90 anos, se abraça a um sobreiro para impedir a sua derrubada. Fotos - Redes Sociais - T13

Uma vovó de 90 anos da cidade chilena Talcahuano decidiu radicalizar. Para impedir que a prefeitura da cidade derrubasse uma árvore quase centenária na rua onde vive, ela decidiu abraçar o seu tronco durante uma tarde inteira. Com o gesto, ela queria impedir que as máquinas e funcionários se aproximassem do sobreiro para executar sua sentença de morte. Deu certo.

Vovó Margarita ao lado do sobreiro que ele conseguiu salvar

Por conta do gesto da vovó Margarita Castro, que viralizou nas redes sociais do Chile, e se transformou numa causa nacional, a prefeitura suspendeu o corte da árvore, um sobreiro da família do carvalho. Todavia, para que o projeto de revitalização do bairro não ficasse comprometido, e com a concordância da vizinhança e da vovó Castro, a árvore foi transferida para um parque municipal.

Margarita Castro conta que estava cansada da extração indiscriminada das árvores em seu bairro para dar lugar a construções. Quando soube que a próxima vítima seria o sobreiro de cerca de 80 anos, decidiu que precisava fazer algo para salvá-lo.

O delicado trabalho para a remoção da árvore

Operação delicada

O gesto da vovó de 90 anos chamou a atenção de uma empresa especializada em transplantar árvores, que se ofereceu para realizar o trabalho de graça. Com a autorização da prefeitura, a empresa mobilizou um maquinário pesado para a retirada da árvore, bem como para o seu replantio em um parque do município.

Como também se tratava de uma “senhora” de cerca de 80 anos, a operação par retirar a árvore precisou ser cercada de enormes cuidados. Para realizar a extração, foi necessário primeiro hidratar o sobreiro e aplicar tratamentos especiais para que as raízes resistissem a sua retirada do solo. O processo demorou cerca de seis horas.

Para transplantar a árvore, empresa usou maquinário pesado

Por conta da Covid-19, Margarita Castro não pode acompanhar o trabalho de remoção da árvore. No dia seguinte ao replantio, entretanto, como um gesto para homenagear a responsável pelo salvamento do sobreiro, vovó Castro foi convidada a visitar o local para onde ela foi transplantada.

Seu gesto heroico lhe rendeu uma singela homenagem, mas que traduz a força de uma cidadã quase centenária que não desistiu que lutar por sua cidadania e pela defesa do meio ambiente. No tronco da árvore, que ela abraçou por seis horas, uma frase escrita numa cartolina reconhecia a sua luta: “Margarita Castro salvou este sobreiro do corte”.

A homenagem a vovó Margarita Castro por salvar o sobreiro

O sobreiro

sobreirosobrosobreira ou chaparro é uma árvore da família do carvalho, cultivada no Sul da Europa. É dela que se extrai a cortiça, que é usada para fechar garrafas de vinho.

É muito comum em Portugal, um país grande produtor de vinho. A cortiça é feita de sua casca grossa, que é removida uma vez a cada 9 anos.

Com informações do site T13

1 COMMENT

  1. Sua bênção, vovó Margarita. Faz sentido que a sra. abraçasse este ser vivo, tão longevo quanto sua própria existência, afinizando-se com ele, protegendo-o da morte. Quem sabe, assim como esta árvore bendita, seja a sra. “transplantada” também para o Céu, um dia, para continuar amando a Natureza desse jeito tão bonito. Parabéns, vovó.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here