Hospital veterinário de BH vai fazer atendimento gratuito

0
2801
Hospital Público Veterinário de BH vai realizar atendimentos gratuitos. Fotos - redes sociais
Hospital Público Veterinário de BH vai realizar atendimentos gratuitos. Fotos - redes sociais

A capital mineira ganha a partir de hoje, 9 de março, um hospital veterinário que vai realizar atendimentos gratuitos para cães e gatos de famílias carentes. Serão feitos por dia 30 atendimentos, sendo 27 para atendidos de animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa do animal.

No Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte serão feitos atendimentos de urgência, além de exames de imagem e laboratoriais, bem como cirurgias e internações. A iniciativa é da prefeitura da capital, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O equipamento fica no bairro Carlos Prates.

De acordo com o gerente de Defesa dos Animais da prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Maciel, o projeto trará uma série de benefícios para a população. Um deles é o controle de zoonoses, reduzindo a transmissão de doenças. Outro é a redução no número de animais abandonados, que são causa de vários acidentes por atropelamento nas ruas da capital.

Segundo conta o gerente, são gastos, por ano, cerca de R$ 4 milhões apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos. “Com o hospital, podemos reduzir esse custo”, explica Leonardo Maciel.

A prefeitura investiu R$ 1 milhão para colocar o hospital pra funcionar. O recurso foi empregado na adequação do espaço físico, na compra de equipamentos e contratação de pessoal. A gestão foi terceirizada, mas caberá ao poder público a responsabilidade pelo monitoramento e pela fiscalização da administração do hospital.

Leia também:

Amizade de garoto com seu cãozinho “derrete” internet

Gatos também serão atendidos no hospital veterinário
Gatos também serão atendidos no hospital veterinário

Documentos

Para que os pets sejam atendidos no hospital, os donos precisam apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Mas os donos precisam levar também a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que vai atestar suas condições sociais.

O hospital vai funcionar de segunda a sábado. Para novos casos, retornos e urgência, o atendimento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. De segunda a sábado, de 14h às 20h, serão atendidos os casos de cirurgias, mediante agendamento prévio. À noite, serão realizadas apenas internações e eventuais casos de urgência e emergência.

Gestão do hospital

Conforme informações da prefeitura, a gestão do equipamento ficará a cargo da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo (Anclivepa-SP). Trata-se de uma organização da sociedade civil (OSC), que venceu a licitação para o gerenciamento do hospital.

A associação tem grande experiência com o serviço de atendimento veterinário. Atualmente, é responsável pela gestão de 10 hospitais públicos veterinários no país, em parceria com os governos locais.


HOSPITAL PÚBLICO VETERINÁRIO DE BELO HORIZONTE

Atendimento– Segunda a Sábado das 8h às 14h (casos novos, retornos e urgência) – Segunda a Sábado das 14h às 20h (somente cirurgias) 
Documentação necessáriaInscrição no CadÚnico, RG, CPF e comprovante residência de Belo Horizonte
Entrega de senhas8 horas – Um tutor por animal
Capacidade de atendimento/dia– 27 senhas diárias para animais de população de baixa renda
– 3 senhas diárias para animais de protetores e entidades de defesa do animal de Belo Horizonte
Emergência (Risco de óbito)Atendimento imediato, após avaliação
Cirurgias de esterilizaçãoAgendamento prévio
ENDEREÇORua Bom Sucesso, 731 – Carlos Prates – BH (MG)

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here