Covid: teste rápido e barato de saliva para ser feito em casa

0
4781
Saliva de paciente é depositada num tubo estéril e é usado para teste de covid. Foto - Mendelics - divulgação
Saliva de paciente é depositada num tubo estéril e é usado para teste de covid. Foto - Mendelics - divulgação

Acaba de chegar ao mercado um teste rápido para detectar o novo coronavírus por meio de saliva, que é mais barato, rápido e pode ser feito em casa. A novidade é resultado de uma parceria entre o hospital Sírio-Libanês e o laboratório paulista Mendelics.

O diferencial em relação aos testes mais comuns, que são o RT-PCR e os rápidos, é que esse novo exame utiliza reagentes e equipamentos amplamente disponíveis no mercado. Enquanto a maior parte dos testes faz a coleta das amostras por meio de um swab nasal longo (espécie de cotonete), esse novo método permite a coleta pelo próprio paciente de amostras de saliva em um tubo estéril.

Um exame RT-PCR, que é considerado o mais eficiente para detectar se a pessoa está com a Covid-19, custa no mercado em torno de R$ 450. Esse novo tem preço de R$ 169 e o kit para a coleta do material pode ser solicitado pela internet. Um aplicativo cuida de programar a retirada da saliva coletada e o resultado fica pronto em, no máximo, 24 horas.

Chamado de meuDNA Covid, o teste é voltado para detectar o vírus em sua fase ativa e ganha importância nesse momento da pandemia em que pessoas estão retomando suas atividades e, ás vezes, precisam fazer o teste mais de uma vez. O laboratório também disponibiliza o teste para empresas, o que representa uma redução nos custos do kit.

Nova onda

“A gente está vendo o que está ocorrendo nos outros países, que saíram do primeiro pico e veio um segundo. Enquanto não tiver uma vacina, tem de se preparar para esse ciclo. O risco de passar adiante sem querer e saber é significativo. Ter um teste acessível, fácil de colher, prático, contribui muito para reduzir o risco”, afirma David Schlesinger, CEO da Mendelics.

O exame usa o método PCR-Lamp (sigla em inglês de amplificação isotérmica mediada por loop), que identifica o RNA do vírus nas células da pessoa infectada. O laboratório tem hoje capacidade para realizar 110 mil desses testes por dia.

Por enquanto, o novo teste só está disponível na capital paulista e nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Osasco e Guarulhos. Mas, em breve, a novidade deverá chegar a outras partes do país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here