OMS acredita em vacina contra a Covid até o fim do ano

0
2126
Pixabay
Pixabay

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que o mundo terá até o final do ano uma vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Vamos precisar de vacinas e há esperanças que possamos ter uma vacina até o final deste ano. Há esperança”, anunciou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom.

O dirigente não deu detalhes dessa vacina, mas a entidade está acompanhando de perto nove vacinas que estão na fase 3 de testes, quando ela é aplicada num grande número de pessoas para confirmar sua segurança e eficácia. Essas vacinas fazem parte do portfólio da aliança global Covax, uma junção de 165 países, sob a coordenação da OMS, para assegurar o imunizante para o maior número de pessoas.

Aqui no Brasil estão sendo testadas duas vacinas na chamada fase 2: uma que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, e a outra do laboratório chinês Sinovac, chamada de Coronavac. Ambas têm chances de estarem aprovadas até dezembro.

Tedros Adhanom anunciou que as fabricantes das vacinas que estão sendo testadas contra a Covid-19 já podem solicitar aprovação para seu uso emergencial.  Além da Coronavac, existem mais três vacinas contra a Covid-19 que estão na última fase de testes: uma desenvolvida pelo laboratório CanSino e outras duas pelo laboratório Sinopharm.

Vacinação no Brasil

Se os resultados dos testes que estão sendo feitos com as vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford comprovarem que são mesmo seguras e eficazes, o que deve ser anunciado até o final deste mês, um grande lote desses imunizantes deve chegar ao Brasil em dezembro.

Serão 30 milhões de doses da vacina de Oxford e 46 milhões de doses da vacina chinesa. Juntas, elas serão suficientes para imunizar 38 milhões de pessoas, uma vez que elas exigem a aplicação de duas doses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here