O empresário mineiro José Braz tem 94 anos, mas diz que sua disposição é de um jovem de 40 anos. Esse vigor invejável é que o motiva a disputar, pela terceira vez, a prefeitura de Muriaé, uma cidade com cerca de 108 mil habitantes e 77 mil eleitores na Zona da Mata mineira, a 314 km de Belo Horizonte. Com essa idade, Braz ostenta também o titulo de candidato a prefeito mais velho do Brasil.
“Eu me sinto com 40 anos, estou muito bem, não sinto nada, nunca tive dor de cabeça. A idade não me preocupa. Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora. Durmo cedo e acordo cedo”, disse ele recentemente em entrevista ao Portal UOL. Empresário de sucesso, é dono de uma revenda de automóveis que tem mais de 80 unidades espalhadas pelo país e entrou para a política por influência do irmão, que foi prefeito da cidade por três mandatos.
Aposentar ou parar de trabalhar não está nos planos de Braz. Ele diz que começou a trabalhar com o pai quando tinha 13 anos de idade e não parou mais. “Não quero parar [de trabalhar], não posso parar. Eu vou passar os 100 anos trabalhando. Nunca fumei, bebo muito pouco, sou pessoa muito controlada, conta Braz. “Meu filho me pergunta se eu vou viver 200 anos e eu acho que vou, sim”, brinca o candidato, que está cheio de planos para a cidade caso consiga ser eleito.
“A minha motivação é querer fazer por Muriaé o que fiz nos meus dois governos: mais de mil obras. A cidade precisa de uma pessoa como eu, que tenha capacidade de administrar e sabe buscar recursos nos governos federal e estadual. E isso eu sei e tenho certeza que, com a proteção de Deus, vamos conseguir e vamos fazer. Se eleito, vou fazer um governo melhor do que os dois primeiros”, afirma Braz, que é candidato pelo Progressistas.
A coligação que o apoia recebeu o nome de “Progresso com Responsabilidade Social” e é integrada por Progressistas, PTB, Cidadania, DEM, PSB e PV.
Coronavírus
Quando foi prefeito da cidade pela primeira vez, em 2005, José Braz tinha 79 anos. Foi reeleito em 2008 e governou até 2012. Quando deixou a prefeitura poderia se dedicar mais à mulher, dona Lédia Braz, com quem está casado há 73 anos, e curtir os netos e 21 bisnetos.
Mas decidiu ampliar os seus negócios e abriu uma empresa no ramo imobiliário para construir um prédio de 20 andares, com 140 apartamentos. Essa capacidade invejável de trabalho ele vai levar para a prefeitura, caso seja eleito.
Com 94 anos, portanto integrante do grupo de risco para a Covid-19, José Braz conta como está fazendo sua campanha em tempos de pandemia. “Sou muito cuidadoso, uso máscara diariamente, troco a máscara duas vezes por dia. Não abraço ninguém, não aperto mão de ninguém“, explica o candidato, que está otimista e acredita que o mundo vencerá esse inimigo invisível. “A gente tem que confiar que essa doença vai passar”, afirma.