Vídeo: impressora gigante “constrói” casa em três semanas

0
3826
Impressora 3D gigante
Impressora 3D gigante "imprimiu" casa de 90 m2 na Bélgica em três semanas. Foto - Kamp C

Apesar da pandemia, o mundo não parou e podemos colher boas notícias em vários cantos do mundo. Uma delas vem da Antuérpia, Bélgica, e está ligada à tecnologia. Uma impressora 3D, a maior da Europa, conseguiu construir uma casa de 90 metros quadrados, de dois andares, em apenas três semanas.

O feito é de responsabilidade da empresa Kamp C. Seu diferencial, uma vez que existem outras edificações que também usam a impressão 3D, foi ter feito a casa em peça única. As outras são feitas em partes, que são montadas posteriormente.

Para “imprimir” a casa, foi usada uma impressora 3D que tem cerca de dez metros de altura e outros dez de comprimento. A construção é mostrada no vídeo abaixo. E se as impressoras comuns usam tinta para imprimir um texto ou uma imagem, por exemplo, que material é usado para “imprimir” a casa. Neste caso, conforme a empresa, a “tinta” é uma mistura feita de concreto, muito parecida com uma argamassa.

Resistência

“O material tem resistência à compressão três vezes maior que a do tijolo convencional de construção rápida”, explicou Marijke Aerts, gerente de projeto da empresa, em entrevista à imprensa belga. Ele conta também que houve uma economia de cerca de 70% em material, tempo e orçamento na comparação com uma construção tradicional.

Piet Wielemans, o arquiteto que projetou a casa, diz também que, além do tempo de construção (ou impressão?) e da redução considerável de material, esse processo reduz em 50% as emissões CO2 (gás carbônico) da atmosfera.

A casa possui um hall de entrada, duas salas, e cozinha. Outras tecnologias sustentáveis, como aquecimento e painéis solares e a estrutura para instalação de um telhado verde também fazem parte do projeto.

Detalhe do interior da casa
Detalhe do interior da casa

O interior da casa é bastante similar a uma residência belga típica. Mas, por enquanto, ninguém vai morar nesta casa. Ela foi construída para testar a tecnologia e vai servir como um protótipo para futuros projetos. O primeiro teste teve financiamento público, uma vez que o governo belga pensa em usar a arquitetura com impressora 3D em outras iniciativas.

Os responsáveis pela empresa informam também que este protótipo de casa foi “impresso” em três semanas, mas com algumas adaptações, o tempo de construção pode ser reduzido para dois ou três dias.

Detalhe interno da casa construída com uma impressora 3D
Detalhe interno da casa construída com uma impressora 3D

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here