Vídeo: impressora gigante “constrói” casa em três semanas

0
338
Impressora 3D gigante
Impressora 3D gigante "imprimiu" casa de 90 m2 na Bélgica em três semanas. Foto - Kamp C

Apesar da pandemia, o mundo não parou e podemos colher boas notícias em vários cantos do mundo. Uma delas vem da Antuérpia, Bélgica, e está ligada à tecnologia. Uma impressora 3D, a maior da Europa, conseguiu construir uma casa de 90 metros quadrados, de dois andares, em apenas três semanas.

O feito é de responsabilidade da empresa Kamp C. Seu diferencial, uma vez que existem outras edificações que também usam a impressão 3D, foi ter feito a casa em peça única. As outras são feitas em partes, que são montadas posteriormente.

Para “imprimir” a casa, foi usada uma impressora 3D que tem cerca de dez metros de altura e outros dez de comprimento. A construção é mostrada no vídeo abaixo. E se as impressoras comuns usam tinta para imprimir um texto ou uma imagem, por exemplo, que material é usado para “imprimir” a casa. Neste caso, conforme a empresa, a “tinta” é uma mistura feita de concreto, muito parecida com uma argamassa.

Resistência

“O material tem resistência à compressão três vezes maior que a do tijolo convencional de construção rápida”, explicou Marijke Aerts, gerente de projeto da empresa, em entrevista à imprensa belga. Ele conta também que houve uma economia de cerca de 70% em material, tempo e orçamento na comparação com uma construção tradicional.

Piet Wielemans, o arquiteto que projetou a casa, diz também que, além do tempo de construção (ou impressão?) e da redução considerável de material, esse processo reduz em 50% as emissões CO2 (gás carbônico) da atmosfera.

A casa possui um hall de entrada, duas salas, e cozinha. Outras tecnologias sustentáveis, como aquecimento e painéis solares e a estrutura para instalação de um telhado verde também fazem parte do projeto.

Detalhe do interior da casa
Detalhe do interior da casa

O interior da casa é bastante similar a uma residência belga típica. Mas, por enquanto, ninguém vai morar nesta casa. Ela foi construída para testar a tecnologia e vai servir como um protótipo para futuros projetos. O primeiro teste teve financiamento público, uma vez que o governo belga pensa em usar a arquitetura com impressora 3D em outras iniciativas.

Os responsáveis pela empresa informam também que este protótipo de casa foi “impresso” em três semanas, mas com algumas adaptações, o tempo de construção pode ser reduzido para dois ou três dias.

Detalhe interno da casa construída com uma impressora 3D
Detalhe interno da casa construída com uma impressora 3D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome