Descoberto medicamento eficaz para combater Covid-19

0
4954
Pesquisa da Universidade de Oxford descobre que dexametasona é extremamente eficaz para tratar casos graves da Covid-19.
Pesquisa da Universidade de Oxford descobre que dexametasona é extremamente eficaz para tratar casos graves da Covid-19.

Finalmente, surge um medicamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19. Trata-se do dexametasona, um corticoide barato, disponível em qualquer parte do mundo e que é capaz de salvar um terço dos pacientes com a doença em estado grave, conforme resultado de pesquisa divulgada hoje (16-06) pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

“A dexametasona é barata na prateleira e pode ser usada imediatamente para salvar vidas em todo o mundo“, afirma dr. Martin Landray, professor de Medicina e Epidemiologia no Departamento de População de Nuffield Health, da Universidade de Oxford, um dos principais responsáveis pela pesquisa.

É fantástico que o primeiro tratamento eficaz para reduzir a mortalidade seja aquele instantaneamente disponível e acessível em todo o mundo”, disse, entusiasmado, o professor Landray.

De acordo com Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes da Universidade de Oxford, outro dos pesquisadores, “o benefício de sobrevivência é claro e grande naqueles pacientes que estão doentes o suficiente para exigir tratamento com oxigênio.

A pesquisa foi feita com 6 mil pacientes. Dados preliminares do estudo mostram que o remédio administrado em pacientes que estão em aparelhos respiradores baixou o risco de morte de 40% para 28%. Entre os que recebem oxigênio, a chance de morrer caiu de 25% para 20%. Para pacientes que não estão com respiração mecânica não houve constatação de melhora.

O professor Horby disse que a dexametasona agora deve se tornar o padrão de atendimento em pacientes com covid-19 em estado mais grave. O secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse que os médicos do Serviço Nacional de Saúde começarão a tratar pacientes com a droga já a partir de hoje.

Dexametasona

A dexametasona é usada há quase 60 anos para aliviar inflamações e tratar doenças como a artrite reumatoide, alergias, asma, distúrbios da pele, problemas oculares, glandulares, pulmonares, gastrointestinais, neurológicos e sanguíneos.

Trata-se de um glicocorticoide sintético que faz parte da classe dos corticosteroides. Conhecido também como corticoide ou esteroide, esse tipo de fármaco tem alto poder anti-inflamatório e imunossupressor, e é uma versão sintética dos hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais (adrenais), localizadas na parte superior dos rins.

O dexametasona só vendido com prescrição médica.

Com NYT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here