A Universidade Federal de Minas Gerais está entre as dez melhores do país, conforme o ranking da QS World University Rankings, feito pela consultoria global de ensino superior QS Quacquarelli Symonds. No grupo das dez melhores instituições de ensino superior do país, a UFMG aparece em 7º lugar. O primeiro lugar é da Universidade de São Paulo (USP).
Entre as top 10, oito são universidades públicas. As duas privadas são a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que aparece em 6º lugar, e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a 9º colocada. No grupo das dez melhores, cinco são de São Paulo (além da USP, Unicamp, Universidade Federal de São Paulo, Unesp e PUC-SP). O Rio de Janeiro tem duas (UFRJ e PUC-RJ).
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (em 8º lugar) e a Universidade de Brasília (10º lugar) completam a lista.
Nas quatro primeiras colocações do ranking mundial estão universidades norte-americanas: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (mais conhecido pela sigla MIT), Universidade de Stanford, Universidade de Harvard e Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).
A primeira instituição fora dos Estados Unidos a aparecer é a Universidade de Oxford, no Reino Unido, em quinto lugar.
Relacionada
UFMG busca R$ 1,5 milhão para financiar teste para Covid
A UFMG
Fundada em 7 de setembro de 1927 com o nome Universidade de Minas Gerais (UMG), a UFMG tem hoje uma comunidade que reúne cerca de 72 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina e Tiradentes, que se organizam em torno de 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação, e mais de 750 núcleos de pesquisa.
Em 2016, a UFMG alcançou 1076 registros de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país.
Veja as universidades brasileiras que estão entre as 10 mais bem colocadas no ranking de 2021:
1º – Universidade de São Paulo (USP)
2º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3º – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4º – Universidade Federal de São Paulo
5º – Unesp
6º – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
7º – Universidade Federal de Minas Gerais
8º – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
9º – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
10º – Universidade de Brasília (UnB)