Em meio à pandemia do coronavírus, Richard Kwarteng, um sapateiro de 32 anos que vive na cidade de Cumasi, região central de Gana, usou materiais simples para criar uma pia, à base de energia solar, para incentivar as pessoas a lavar as mãos.
O jovem teve a ideia no início de março, quando o governo decidiu impor uma quarentena de duas semanas para tentar evitar um contágio maior pelo novo coronavírus. Em cinco dias, com a ajuda do irmão Jude Osei e de um amigo eletricista, o invento estava pronto.
O diferencial da pia criada pelo jovem, além do uso da energia solar, está num dispositivo que libera o sabão para que as mãos sejam lavadas e, 25 segundos após, por meio de um sensor, a água é liberada para o enxague, sem a necessidade de que usuário toque na torneira ou em qualquer outro dispositivo da engenhoca.
Para a fabricação do equipamento, Richard comprou num mercado local uma pia, uma torneira, uma placa-mãe, um painel solar, um sensor e um alarme. Como suporte, que também é o depósito da água, usou um tambor, que ele pintou com as cores do seu país: vermelho, amarelo e verde.
Máquina pronta, o ganense decidiu gravar um vídeo para mostrar seu invento nas redes sociais. Viralizou. Dois dias depois, para sua surpresa e do irmão, eles receberam um contato do Ministério do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de Gana, que decidiu colocar a pia em vários cantos do país.
O espírito inovador de Richard e seu irmão Osei foi elogiado até pelo presidente do país, Akufo-Addo. Gana tem uma população de cerca de 31 milhões de habitantes e, felizmente, os casos de Covid-19 no país não explodiram: são cerca de 10 mil contaminados e perto de 50 mortos.
Certificação
“Rezo para que essa pandemia vá embora e que haja dias melhores pela frente”, disse Richard em entrevista à CNN África. “Esperamos que isso ajude as pessoas a praticar a lavagem das mãos”, acrescentou.
O invento do ganense recebeu uma certificação por órgão do governo do país, que checou sua segurança e eficiência. Assim, o produto poderá, agora, ser comercializado em Gana e em qualquer parte do mundo.
Abaixo, Richard explica em vídeo como funciona a pia que ele criou com o irmão para ajudar no combate ao coronavírus:
Com CNN África