O senhor Tom Moore, um inglês veterano de guerra de 99 anos, decidiu fazer uma campanha para arrecadar mil libras, o equivalente a R$ 6.500, para ajudar o sistema de saúde público britânico, conhecido como NHS. Até ontem à noite, já tinha conseguido arrecadar 15,5 milhões de libras, o equivalente a mais de R$ 100 milhões.
Moore decidiu fazer a campanha para agradecer o NHS, onde ele fez um tratamento contra um câncer e para uma fratura no quadril. Para atingir sua meta, ele se lançou num desafio: dar 100 voltas no seu quintal, que tem 25 metros, com o apoio de um andador, até o dia 30 de abril, quando ele completa 100 anos.
Iniciativa viralizou
Para levantar a meta de mil libras, sua filha Hannah Ingram-Moore montou na internet uma página de captação de recursos e até mesmo uma página no youtube, onde as pessoas podem assistir a caminhada diária que ele faz pelo quintal. Nem a filha e nem muito menos Moore imaginavam que a iniciativa fosse alcançar tanto sucesso. A iniciativa viralizou e a Inglaterra e o mundo tomaram conhecimento da ideia de Moore.
“Estamos impressionados com a resposta. É extraordinário”, comemorou a filha Hannah, que já teve que mudar a meta de arrecadação várias vezes. De mil libras passou para 100 mil, depois para 250 mil e depois para 500 mil libras. Todas foram batidas facilmente e os números não param de crescer.
Meta atingida e arrecadação não para
“Agradeço ao público britânico do fundo do meu coração”, disse Tom Moore à BBC de Londres. “É difícil imaginar todas essas pessoas gentis que doaram até agora. É simplesmente incrível”, celebrou o veterano Moore.
Embora já tenha atingido a meta de dar 100 voltas pelo jardim, Moore decidiu continuar com as caminhas diárias e as doações não param de chegar. Até ontem à noite, mais de 840 mil pessoas haviam doado para a campanha.
O recurso arrecadado será doado para a NHS Charities Together, que dá suporte às instituições de caridade de saúde para ajudar pacientes afetados pela Covid-19. “Capitão Tom, você é uma inspiração para todos nós; e nós o agradecemos por isso”, afirmou o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.
Tom Moore é engenheiro civil de formação e capitão das forças armadas britânicas. É natural de Marston Moretaine, uma pequena cidade do leste da Inglaterra, com cerca de 4.500 habitantes.
O vídeo abaixo mostra o capitão Tom Moore em uma caminhada pelo quintal da sua casa.
Com BBC Brasil e GN