Um Shopping de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, decidiu abrir suas portas mais cedo para que um público muito especial pudesse ter contato com Papel Noel: crianças autistas. Durante 1h30, as crianças e seus pais puderam se divertir com o “bom velhinho” e com os brinquedos, sem o tradicional barulho dos shopping em épocas de festas, que irritam e incomodam os autistas.
As 40 famílias que toparam levar os filhos ao shopping no último domingo (22) integram o Amar, um grupo de WhatsAapp criado em 2015, em Campo Grande, para que os pais pudessem trocar experiências e organizar atividades para ajudar no desenvolvimento dos portadores do transtorno do espectro autista.
Ana Sauter, administradora de empresas e mãe de um garoto de 11 anos com austismo, falou ao site Campo Grande News sobre a importância da iniciativa. “A inclusão de ambientes públicos na vida das crianças é algo no qual encontramos dificuldades. Existe muito preconceito e podemos observar que hoje a maioria deles não têm uma característica física que define a deficiência; então falamos que o autismo não tem cara”, diz Sauter.
A professora Ana Paula Oliveira também levou os filhos ao shopping. Ela é mãe do João, de 9 anos, e dos gêmeos Ana e Pedro, de 3 anos, que são portadores de autismo. “Descobri no começo do ano e foi um choque, mas depois fomos nos adaptando. Eles sentem medo de ficar em locais movimentados por conta do problema sensorial. Ter um espaço para levá-los é importante porque queremos que eles vivam normalmente”, comentou a professora.
O policial Paulo dos Santos levou o filho Samuel, de dois anos. “É muita informação, então sobrecarrega. Desta vez podemos ficar mais tempo, pois ele ficou brincando e passando a mão na barba do Papai Noel”, conta.
O Boas Novas bate palmas pelo iniciativa do shopping Campo Grande.
Com site Campo Grande News
Relacionada