Uma startup dinamarquesa inventou um dispositivo que está ajudando pacientes de Mal de Parkinson a se locomover com mais autonomia e segurança. Ele ajuda a minimizar um problema comum em portadores da doença, o “congelamento da marcha”, que impede a pessoa de andar e é responsável por um grande número de quedas em quem tem Parkinson.
A pequena engenhoca tecnológica, batizada de Path Finder, é presa ao sapato de um paciente e lança um laser no chão, uma linha verde brilhante na frente dos pés do usuário. Isso porque os pesquisadores descobriram que é fácil para os pacientes evitar o congelamento da marcha se eles tiverem um padrão visual para seguir enquanto andam.
Os estudos mostraram que o novo dispositivo a laser não apenas reduz a frequência dos episódios de congelamento, mas também diminui a sua duração.
Path Finder
O Path Finder foi desenvolvido pela dinamarquesa Lise Pape, que começou a estudar a doença após o seu pai ser diagnosticado, em 2014, com o Mal de Parkinson. Um dos sintomas da doença, o “congelamento da marcha”, a preocupava particularmente. “As pessoas o descrevem como essa sensação de estar colada ao chão e incapaz de avançar com os pés, apesar de ter a intenção de fazê-lo”, explica Pape.
Segundo ela, 70% das quedas de pacientes com Parkinson ocorrem por conta desse congelamento, provocando, em muitos casos, fraturas e danos graves. Desde 2017 Pape criou a empresa Walk With Path para distribuir o produto, que está à venda em países da Europa, mas pode ser adquirido pelo site.
Recentemente, a empresa recebeu da União Europeia um prêmio de inovação de 1 milhão de euros (o equivalente a R$ 5 milhões), recurso que a empresária pretende usar para levar o produto para o mercado norte-americano e também para outros países, o que pode ajudar a reduzir os seus custos. Hoje, o aparelho custa em torno de 470 libras (algo em torno de R$ 2.350,00).
Os números da doença
Relacionadas
Nova esperança para pacientes com Mal de Parkinson
Ator releva que tem Mal de Parkinson para inspirar pessoas
No vídeo abaixo, uma usuária conta como o produto está melhorando sua qualidade de vida e sua inventora, Lise Pape, fala um pouco mais do Path Finder. (a legenda pode ser alterada para português em configurações)
Com informações do GN