Belo Horizonte já é considerada uma das cidades mais avançadas do país, com um polo de inovação e tecnologia atuante. Caso do San Pedro Valley, uma comunidade de startups localizada no bairro São Pedro.
Além disso, há o Seed, programa de aceleração de startups promovido pelo governo de Minas.
Agora, uma nova iniciativa pretende ampliar a capacidade de criação tecnológica de Belo Horizonte. A Prefeitura da capital e a PUC Minas assinaram um termo de intenção de parceria estratégica para promover Belo Horizonte como polo de tecnologia e inovação.
A Prefeitura de Belo Horizonte e a PUC Minas promoverão ações de prospecção de parceiros nacionais e internacionais para projetos de pesquisa e desenvolvimento.
As ideias devem discutir licenciamento de tecnologias, criação de ambientes promotores de inovação, compartilhamento de infraestrutura e capital intelectual, atração de centros de pesquisa e desenvolvimento nacionais e estrangeiros.
Inovação social
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Beato, as estratégias têm o objetivo de alavancar os setores de segurança pública, inovação social, logística, áreas da saúde, biotecnologia, IoT (internet das coisas), smart cities, entre outros.
Beato afirmou ainda que a iniciativa visa a qualificação de recursos humanos do setor de tecnologia da inovação, conforme demanda setorial.
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte