Irmãos de Santa Vitória se ajudam e brilham na Obmep

0
1524
Dois irmãos mineiros foram destaque na Obmep 2018

Mais uma vez, Minas Gerais fez bonito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2018). As instituições mineiras conquistaram 1.324 medalhas, sendo 93 de ouro, 319 de prata e 912 de bronze, além de 8.260 menções honrosas.

Esta foi a 14ª edição da competição. E, como toda edição, há histórias de alunos que se superam e encontram um caminho vitorioso. Como já aconteceu com a estudante Dávila Meireles e a cidade de Dores do Turvo. Agora, dois irmãos se destacaram nas premiações.

Fernando Ferreira Filho e Marco Túlio Ferreira são alunos da Escola Estadual José Paranaíba, no município de Santa Vitória, no Triângulo Mineiro. Depois de quase um ano estudando juntos, os dois faturaram medalhas.

Fernando conquistou sua primeira medalha — e de ouro. Já Marco Túlio conquistou sua terceira medalha de bronze na competição.

“Sempre gostei de matemática e neste ano foi a primeira vez que pude participar da prova. Meu irmão me ajudou e foi muito bom ganhar essa medalha”, diz Fernando, aluno do 6º ano do ensino fundamental.

Fernando seguiu o exemplo de seu irmão, que levou sua terceira medalha na Olimpíada. “Depois que eu ganhei minha primeira medalha, ele criou essa vontade em ganhar uma também e começou a se preparar. Eu o ajudei a estudar. Usamos provas anteriores na preparação”, diz Marco Túlio, que está cursando o 9º ano do ensino fundamental.

Ele conta que, na sua casa, todo mundo é bom em matemática, principalmente o pai e que realizou um desejo da sua mãe. “Foi muito bom nós dois ganharmos medalhas juntos. Minha mãe sempre quis que isso acontecesse.”

A escola de Santa Vitória também teve outro aluno premiado, Pedro Henrique Romão, do 7º ano do ensino fundamental, que levou medalha de prata. Todos os alunos participaram de aulas no contraturno escolar ministradas pelo professor Leandro Francisco Alves.

Obmep 2018 premia escolas e professores

A partir do desempenho dos alunos, as escolas também são premiadas. Em Minas Gerais, entre as instituições de ensino que se destacaram está a Escola Estadual Dom João VI, de Alpinópolis.

Entre os educadores premiados está a professora da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino, em Cláudio, Sueli Ribeiro Pereira. Ela destaca a importância da participação em olimpíadas para o aprendizado dos estudantes. “A gente gosta e valoriza muito. Quando estamos participando da Obmep, descobrimos alunos que muitas vezes achavam que não conseguiriam e que se destacam.”

Mais de 18 milhões participaram

A edição de 2018 da Obmep contou com a participação de 18,2 milhões estudantes de 54.498 instituições de ensino, entre públicas e privadas. Alunos de escolas públicas receberam 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze e 40,9 mil menções honrosas.

Para os alunos de colégios particulares – que participam desde 2017 -, são 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5,7 mil menções honrosas. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

A lista dos vencedores está na página da Obmep.

Com informações da Agência Minas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here