O casal que nos dá resiliência para enfrentar turbulências

0
1662
Marina ensina a preparar croque-madame e croque-monsieur

Nem sempre dormimos com a sensação de dever cumprido. Acordar no dia seguinte é uma prova de coragem. Para ajudar a ter a resiliência necessária para superar o que é preciso, um café da manhã inspirador é melhor que rivotril. Há exatos cinco anos aprendi com Paula a força revigorante da dupla croque-madame/croque-monsieur e os milagres que podem fazer por você.

Como sempre, os melhores cafés da manhã são franceses. Sabe aquela frase famosa “sempre haverá Paris”? Acredito piamente que esse poder revigorante da cidade está relacionado ao desjejum matinal. O dia começa melhor quando o café da manhã é apetitoso. Obviamente que a música não será “La Vie en Rose”, não há clima e eu não sou de fingir sorrisos. Logo, na minha playlist, está a voz rasgada de Cássia Eller cantando “Non, Je Ne Regrette Rien”.


Na época que conheci essas maravilhas, fazia o preparo com molho Béchamel, mas, hoje, assistindo ao programa do Michael Symon, decidi fazer com molho Mornay. A diferença principal entre eles é que no segundo há adição de queijo (gruyére e parmesão, na proporção 1:1) e gema de ovo. Fui pesquisar e descobri que a receita de Ducasse utiliza molho Mornay. Finalmente entendi porque meus preparos nunca ficaram iguais aos franceses.

A diferença entre croque-madame e croque-monsieur é o ovo poché sobre o primeiro (sempre pensei que o ovo faz alusão aos seios da madame… seria viagem minha?) Portanto, a receita de um é a receita do outro! Prático, não?

Marina Cunha dá a receita para preparar sua dupla

Receita para o croque-monsieur e croque-madame

Ingredientes

  • 80 g de queijo Gruyere ralado
  • 100 g de presunto fino (não use apresuntado e tire o escorpião do bolo, compre um presunto bom)
  • 2 fatias de pão de forma (gosto de usar pães artesanais, mas se não achar use o Artesano)
  • Manteiga

Para o molho de queijo

  • 2 colheres de sopa de creme fraîche
  • 30 g de queijo Gruyere ralado
  • 10 g de parmesão ralado
  • 1 gema de ovo
  • Pimenta moída na hora

Instruções

Ligue o forno em 180° C. Rale os queijos e reserve. Misture os ingredientes para o molho em uma tigela pequena e reserve.

Passe manteiga uma fatia de pão e cubra com metade do presunto, seguido por metade do queijo. Repita com o restante da carne e do queijo.

Passe manteiga na segunda fatia e espalhe metade do molho de queijo. Coloque a fatia em cima do presunto e queijo, o molho de queijo para baixo e pressione levemente.

Coloque no topo do sanduíche o resto do molho de queijo e leve ao forno por 10-15 minutos, ou até o topo ficar marrom e borbulhando.

Faça um ovo poché para o croque-madame e coloque sobre o sanduíche. Voilá! Resiliência, amor, sabor e felicidade quase que instantaneamente.

Creme Fraîche (validade na geladeira: 15 dias)

Ingredientes

Natas: 240 ml para bater (teor de gordura mais de 35-40%)

Soro de leite coalhado (Buttermilk): 1 colher de sopa (ou de iogurte natural)

Nota: É possível fazer uma variação de buttermilk com leite e limão/vinagre, mas para creme Fraiche nós queremos as bactérias e não apenas leite coalhado.

Indicações

Leva as natas ao fogo brando, apenas para amorná-las. Agora, num bowl, junte as natas e o soro de leite coalhado (ou iogurte), sele com plástico aderente ou tampa e deixa na cozinha de 16 horas a 24horas (depende da temperatura da cozinha e do uso de soro ou iogurte).

A mistura vai engrossar e ficar com um sabor meio amargo. Mistura bem e prove. Se estiver com a consistência e sabor desejados, leve à geladeira de um dia para outro para estabilizar e está pronto a usar.

*****

Já curtiu nossa página Facebook? E o nosso perfil no Instagram! Quer ler as outras receitas e crônicas da Marina? Então visita a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here