Nosso país vem caminhando cheio de tropeços por ruas muito distantes da razão. Tentamos engatar em uma escalada de bem-estar social, mas esquecemos de nos analisar no processo. Era como se tudo valesse a pena em prol disso. Algumas vezes, os fins justificaram os meios, e como seria diferente, em um país onde há uma desigualdade abissal que precisava e precisa ser combatida como nunca.
Frequentamos o inferno para romper alguns privilégios e não deu certo. O demônio não aceita hóspedes de forma amigável e começamos a colher um fruto amargo. Hoje, só consigo lembrar de “Cobras e Lagartos”, das pessoas deslumbradas, com muito luxo e pouca autocrítica. Em nome disso, proponho uma receita que marcou essa novela: profiteroles.
Meu preparo é uma tentativa de devolver o gosto doce a uma semana indigesta. Estou cansada e preciso de algo que me devolva conforto. Não o conforto de espírito que a dignidade assegura, mas pelo menos o conforto de degustar algo quente, doce e que combina crocância com o creme de chocolate aveludado.
Hoje, quero uma trégua. Trégua da minha realidade momentânea, trégua dos meus medos, trégua do caos. Hoje, eu vou comer minha pasta choux lambuzada de chocolate e de amor.
Peguei emprestado o vídeo e a receita do Gordon Ramsay, um dos meus chefs prediletos. Assistam o vídeo para entenderem a consistência e o modo de preparo da pasta choux.
Receita dos profiteroles da trégua
Ingredientes para a pasta choux:
- 125 ml de leite
- 200 ml de água fria
- 150 g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar refinado
- ½ colher de sopa de sal
- 100 g de manteiga sem sal
- 4 ovos médios
Para o molho de chocolate quente:
- 200 g chocolate amargo de boa qualidade (cerca de 75%)
- 30 g de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de mel claro
- 125 ml de leite integral
Pré-aqueça o forno a 200º C. Um forno devidamente pré-aquecido é muito importante para fazer a massa assar corretamente. Forre uma assadeira com papel vegetal.
Para fazer os pãezinhos choux, peneire a farinha em uma tigela e reserve. Despeje o leite, água, sal e açúcar em uma panela e aqueça suavemente em fogo baixo. Quando o açúcar e o sal se dissolverem, adicione a manteiga.
Assim que a manteiga derreter, leve a mistura para ferver e retire do fogo. Despeje a farinha e bata com uma colher de pau. Quando a mistura começar a sair do lado da panela, pare de bater. Sua mistura provavelmente será um pouco parecida com purê de batatas neste momento!
Retorne a mistura para a chama do fogão e acrescente os ovos um a um. Misture até que eles estejam incorporados à massa.
Coloque a massa em um saco de confeitar com o bico (igual ao do vídeo). Faça bolinhas sobre o papel manteiga, como se fosse um suspiro, e com os dedos molhados abaixe a pontinha que se forma (isso vai evitar que eles queimem).
Asse a 200° C por 10 minutos, reduza a temperatura para 175° C e asse por mais 20 minutos até que estejam bem dourados.
Método para o molho de chocolate quente
Quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela refratária. Deixe a tigela sobre uma panela de água fervente (cuidado para a tigela de chocolate não encostar na água).
Adicione a manteiga e o mel, mexendo ocasionalmente até o chocolate derreter. Gradualmente, misture o leite até obter um molho suave e aquecer.
Recheie os profiteroles com creme de chantilly (controle seu apetite por açúcar para não deixar o creme enjoativo) usando um saco de confeiteiro com bico
Regue os profiteroles recheados com creme com o molho de chocolate, coloque em um bowl, sente no sofá e, por favor, assista uma temporada inteira de “Greys Anatomy”, “Gilmore Girls”, “Friends” ou “Seinfeld”.
*****
Já curtiu nossa página Facebook? E o nosso perfil no Instagram! Quer ler as outras crônicas da Marina? Então visita a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?