Conheça o Hyperloop, o trem do futuro que está em Minas

0
2802
O Hyperloop será pesquisado em Contagem

Quando foi anunciado o projeto de um centro de inovação em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), referente ao Hyperloop, muita gente achou que Minas teria um meio de transporte do futuro em breve.

Na verdade, o que vai ser implantado em Contagem é um centro de pesquisa, para desenvolver e testar a tecnologia. A construção e implantação de um Hyperloop são etapas que não estão previstas neste momento para Minas Gerais.

Mas o que é esse Hyperloop, um trem futurista que promete encurtar distâncias em pouco tempo?

Esse é um projeto desenvolvido pela SpaceX, a empresa espacial de Elon Musk. Ele é um dos maiores empreendedores que cresceram no Vale do Silício, na Califórnia, com base em inovações tecnológicas.

Para se ter uma ideia, Musk é o criador do PayPal, o sistema de pagamento digital, e da Tesla, a empresa de carros elétricos. Recentemente, lançou uma nave para Marte, o Falcon Heavy. Ele também desenvolve projetos de energia solar, com sua empresa SolarCity.

Hyperloop transporta passageiros e carga

O trem é projetado para transportar passageiros e cargas, em cápsulas. Esses sistemas se movem em tubos metálicos com ar de baixa pressão.

O conceito é simular ao dos trens de alta velocidade que existem no Japão. Lá, esse meio de transporte usa a tecnologia de levitação magnética, que suspende a cápsula, que não toca nos trilhos durante o trajeto. Dessa forma, a velocidade consegue ser alta.

O Hyperloop usa uma tecnologia diferente. O trem flutua em cima de uma espécie de colchão de ar. Por meio de jatos constantes e pressurizados, as cápsulas são erguidas a pouco mais de 1 milímetro dos trilhos. Para movimentar o trem, são utilizados motores elétricos. Além disso, a composição carrega painéis de energia solar para abastecimento.

Quer saber qual é a velocidade máxima do Hyperloop? O trem pode chegar a incríveis 1.200 km/h. Uma viagem entre Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo, que dura cerca de 6 horas de carro e 1 hora de avião, seria feita em 30 minutos pelo trem de Musk — testes prévios atingiram a máxima de 400 km/h.

A ideia de Musk está difundida em várias empresas, como a Hyperloop TT — responsável pelo centro de Contagem — e Virgin, além da SpaceX. Essas companhias podem estudar a tecnologia e colocá-la em prática.

O Hyperloop pode alcançar a velocidade máxima de 1.200 km/h | Foto: Divulgação

O que vai ser feito em Contagem

Segundo a Hyperloop TT, o centro de pesquisa terá como missão “analisar, estudar e prototipar” o trem futurista. A construção ainda não está nos planos da empresa.

Entre as inovações que serão testadas na cidade, está a possibilidade de transportar cargas.

O investimento inicial é de US$ 26 milhões, divididos entre o governo de Minas e a Hyperloop TT. A previsão é que o centro comece a funcionar até o fim de 2018.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here