7 características de um empreendedor de sucesso

0
611
Entre as características de um empreendedor, está a persistência

Quem nunca pensou em começar um negócio próprio e se livrar de chefes? Largar tudo e colocar aquela ideia em prática pode parecer simples, mas nem todos conseguem passar da teoria para a prática. Por isso, é preciso analisar se você possui características de um empreendedor para alcançar o sucesso.

O Brasil tem vocação para empreender. A economia que flutua entre recessão e inflação leva muitos a procurarem alternativas ao emprego formal. Um estudo mostrou que o país é a nação mais empreendedora entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Só para se ter uma ideia, o Brasil tem uma taxa de empreendedorismo de 21%, oito pontos a mais do que a China, uma nação que navega com índices de crescimento de PIB muito acima do brasileiro.

O Boas Novas MG já contou várias histórias de empreendedores, de pessoas que tiveram uma ideia e conseguiram colocá-la em prática. Outras tiveram que iniciar algo próprio por necessidade e transformaram o momento em uma oportunidade que vingou.

Então, antes de você começar seu negócio, que tal saber se as características de um empreendedor estão no seu perfil. Nós listamos sete qualidades que todo mundo que vai começar um negócio precisa ter. Vamos conhecê-las?

Empreender exige características que permitem chegar ao sucesso

Características de um empreendedor

1. Planejamento

Essa é uma característica primordial. Afinal, num país com tantos tributos e mudanças de legislação, sem planejamento as chances de não dar certo sobem. Portanto, planejar o negócio passo a passo, da abertura ao funcionamento, é um ponto importante para o sucesso.

Acompanhar resultados e estudá-los fazem com que o empreendedor possa pensar em corrigir problemas e fazer com que as ações que estão dando certo sejam potencializadas.

2. Iniciativa

Sair da teoria e ir para a prática é o passo mais importante para um empreendedor. Ideias todos têm, mas colocar a mão na massa é outra coisa.

O empreendedor estuda o mercado e percebe as oportunidades. Quando elas surgem, ele tem a iniciativa de agarrá-las e transformar os sonhos em realidade.

3. Persistência

Se você pensa em abrir um negócio, saiba que terá que enfrentar uma dezena de obstáculos. Abrir uma empresa no Brasil exige paciência para enfrentar cartórios, fiscais, regulamentações.

Depois, é preciso lidar com fornecedores, concorrentes e clientes. Mais. Há um obstáculo que muitos empreendedores esquecem, que é a família. Enfrentar a cobrança não é fácil, pois a dedicação ao negócio exige presença constante.

Portanto, ser perseverante é praticamente uma exigência.

4. Liderança

Empreender também significa liderar. Saber comandar a equipe é uma tarefa das mais difíceis. Os funcionários, em uma pequena ou média empresa, querem ter alguém que os motive.

Afinal, hoje, mais do que ter um emprego, é importante se sentir parte de um negócio. E isso passa pelo modo como o empreendedor lidera sua equipe. Envolver os times, delegar tarefas, pedir colaboração, ouvir e discutir propostas são características de uma liderança moderna e preparada para o sucesso.

5. Autoconfiança

Inflação. Insegurança jurídica. Turbulência política. Crise econômica. Mercado concorrente.

O empreendedor tem que lidar com esses problemas desde o início. O contexto brasileiro exige de quem vai abrir um negócio uma alta dose de autoconfiança, para saber lidar com os problemas e ter a certeza de que vai contorná-los.

6. Eficiência

Estudar e aprender com quem se tornou um sucesso aumentam as chances de um negócio dar certo. Afinal, conhecer os erros dos outros é uma boa forma de evitá-los na própria iniciativa.

Entre as características de um empreendedor, a eficiência é essencial pois vai medir o grau de sucesso do negócio. Saber administrar equipe, as finanças e negociações são ingredientes de uma pessoa eficiente.

7. Coragem

Por último, uma característica que resume a figura do empreendedor brasileiro. Afinal, largar um emprego certo e colocar as economias em jogo exigem coragem.

Muitas vezes, é necessário fazer empréstimos — e isso significa contrair uma dívida de longo prazo. Enfrentar todos os obstáculos citados nas características de um empreendedor não é tarefa para qualquer um.

Os riscos são enormes. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que um terço das empresas fecha após dois anos de atividade.

Portanto, respire fundo, analise bem e veja se você reúne estas características de um empreendedor de sucesso. Se você se enxergar nelas, então, é hora de começar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome