Mais uma vacina contra a Covid-19 estará disponível em breve para várias partes do mundo. O laboratório americano Novavax anunciou que o imunizante, que foi testado em aproximadamente 30 mil pessoas, tem eficácia superior a 90%. Assim, essa vacina se iguala a duas outras no quesito eficácia: a da Pfizer, com 95%, e a da Moderna, com 94%.
A vacina demonstrou uma proteção de 100% contra doenças moderadas e graves, e uma eficácia de 90,4% em geral, informou a empresa em comunicado. Outra boa notícia em relação a essa nova vacina: ela demonstrou ser mais de 90% eficaz contra várias mutações do novo coronavírus.
Com os resultados dos testes, aplicados em voluntários dos Estados Unidos e México, a Novavax pretende solicitar em breve autorização para uso emergencial tanto em solo americano como em outros países.
A chegada de uma nova vacina contra a Covid-19 merece ser celebrada, uma vez que faltam imunizantes para atender especialmente a população de países pobres. Em alguns países, como é o caso do próprio Brasil, a vacinação ainda acontece de forma lenta porque está faltando vacinas.
A vacina contra Covid-19 da Novavax é baseada em proteína. Os imunizantes à base de proteínas são uma abordagem convencional que usa pedaços purificados do vírus para estimular uma resposta imunológica – as vacinas contra coqueluche e herpes zoster empregam essa técnica.