A pandemia do novo coronavírus, que atingiu em cheio o Brasil, com mais de 460 mil mortes, pode ser controlada se 75% da população for vacinada. É o que mostra um estudo que acaba de ser concluído pelo Instituto Butantan, com base num experimento realizado na cidade paulista de Serrana.
Logo depois do fim da vacinação, o índice de mortes caiu 95% em Serrana. A cidade, de 45 mil habitantes, vacinou cerca de 30 mil pessoas, o que significa toda a sua população adulta. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença.
“O resultado mais importante é saber que nós conseguiremos controlar a pandemia através da vacinação“, disse Ricardo Palácios, diretor de pesquisa clínica do Instituto Butantan, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo. O programa divulgou em primeira mão os dados da pesquisa em Serrana.
De acordo com dados do estudo, enquanto a pandemia se agrava nas 15 cidades que ficam no entorno, em Serrana ocorreu uma queda de 80% nos casos sintomáticos, de 86% nas internações e de 95% nas mortes.
A vacinação ainda não tinha terminado quando Serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril. Conforme os cientistas, o quadro começou a se alterar já quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose.
75% da população
Em abril, Serrana já observava uma queda expressiva na incidência da Covid-19. De 699 casos em março, esse número caiu para 251. E as mortes passaram de 20 para seis, também no mesmo período.
O estudo mostrou que o controle da pandemia ocorreu depois que três dos quatro grupos da cidade de Serrana receberam a segunda dose da vacina. Ou seja, 75% da população. Os moradores da cidade furam imunizados com a vacina chinesa Coronavac, que está sendo produzida no Brasil pelo Butantan.
O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. Serrana parece ser um oásis na região.
A pesquisa do Butantan também revela que, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia exatamente o contrário em Serrana, onde toda a população adulta já recebeu duas doses de imunizante.
Com informações do Fantástico